Fasc será presidida pela primeira vez por servidora de carreira

14/02/2019 16:58
Jefferson Bernardes/Arquivo PMPA
FASC
Socióloga Vera Regina Ponzio Hecker assume a presidência da instituição

De forma inédita, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) será presidida a partir desta quinta-feira, 14, por uma servidora de carreira. A socióloga Vera Regina Ponzio Hecker, que atua na administração municipal desde 1986, assume a presidência da instituição, que atua na gestão da Política de Assistência Social no Município de Porto Alegre e é responsável pela oferta de serviços, programas e benefícios que promovam a inclusão de cidadãos, famílias e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. 

Formada em Ciências Sociais pela Unisinos e pós-graduada em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes, pela Universidade de São Paulo (USP), Vera construiu a sua carreira profissional na Prefeitura de Porto Alegre, onde, ao longo das últimas três décadas, passou por vários serviços, como os Centros Comunitários, na antiga Fundação de Educação Social e Comunitária (Fesc), até assumir cargos de gerência e planejamento da instituição. Em 2001, foi cedida para o Governo do Estado, onde exerceu a função de diretora na antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem).

Joel Lovatto, que estava presidindo interinamente a instituição desde outubro de 2017 volta ao cargo de vice-presidente. Assume também para o cargo de diretora técnica da Fasc, Vanessa Mendes Baldini. Vanessa é formada em Psicologia pela PUCRS e atuava na Fundação como coordenadora da Proteção Social Especial. É servidora da prefeitura desde 2012, atuando no acolhimento de crianças e adolescentes, em Centros de Referência de Assistência Social e na coordenação de Proteção Social Especial. 

A nomeação de Vera Ponzio segue o projeto de gestão do governo Nelson Marchezan Júnior, que busca valorizar a capacidade técnica de servidores do quadro do funcionalismo público municipal. Posições importantes do governo são ocupadas atualmente por funcionários de carreira ou por profissionais de destaque no mercado. No Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), o servidor desde 2012, Darcy Nunes dos Santos, assumiu a direção- geral em 2017. Marcelo Soletti, atual diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), é servidor do quadro desde 2005, e assumiu a presidência desde o início da atual gestão. Toda diretoria da EPTC é constituída por servidores concursados com cerca de 15 anos de serviço público. No Previmpa, o servidor desde 2011, Renan da Silva Aguiar, assumiu a direção-geral em 2017. 

A prefeitura também valoriza o quadro técnico conquistado através do Banco de Talentos, um exemplo disso, é a presidente da Carris, Helen Machado e o diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Mario Marchesan, que é funcionário de carreira da Caixa e está cedido à prefeitura.

Ivani Schütz e Elisandra Borba

Denise Righi