Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro

01/11/2022 18:08
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Social
Iniciativa ocorreu na estande da prefeitura

O trabalho infantil, questão abordada e combatida pela Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Comissão Municipal do Peti (Competi) em ações conjuntas com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), foi tema da roda de conversa: Diálogos sobre o enfrentamento às piores formas de trabalho infantil, realizada nesta terça-feira, 1º, no estande da prefeitura na 68º Feira do Livro de Porto Alegre.

O presidente da Fasc, André Flores Coronel, ressalta a importância de abordar o assunto, de forma aberta ao público, como um pacto pela erradicação do trabalho infantil, trazendo a necessidade de afinar e unificar as políticas públicas para avançar nos serviços de proteção.

Na roda de conversa, foram distribuídos as cartilhas e o e-book Tecer, Lutar e Escovar: enfrentamento às piores formas de Trabalho Infantil. O e-book pode ser acessado aqui.

Vítimas -  Segundo dados apresentados pela Vigilância Socioassistencial da Fasc, cerca de 260 crianças, de 6 a 15 anos, foram vítimas de trabalho Infantil nos primeiros trimestres de 2022. Os adolescentes, de 15 a 17 anos, totalizam 30 ocorrências.

Assistência social - Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) parceiros da Fasc recebem mais de 10 mil jovens para atendimento através da assistência social e articulação com órgãos de defesa e garantia de direitos.

Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.

Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. Veja o calendário completo aqui.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Leia mais:

Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

Hellen Borges

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes