Fasc e Pucrs assinam cooperação para qualificar jovens da rede de abrigos

06/12/2022 15:59

Nesta terça-feira, 6, no Paço Municipal, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) firmou termo de cooperação com a Fundação Irmão José Otão (Fijo), que mantém o Pucrs Carreiras.

A parceria, que terá duração de 12 meses sendo prorrogável por até cinco anos, busca promover a preparação de jovens da rede de acolhimento e serviços socio-assistenciais ao mercado de trabalho. A primeira turma, com 20 jovens a partir de 16 anos, terá palestras, oficinas, preparação para entrevistas e elaboração de currículo.

As aulas preveem duas atividades complementares presenciais, conteúdo, palestras, bate-papo e oficinas de criação do currículo. As atividades abordarão temas sobre o mercado de trabalho e autoconhecimento, com identificação de valores pessoais, habilidades e interesses profissionais, buscando mostrar a importância da sua autonomia.

“A parceria entre a Fijo e a Fasc representa uma grande oportunidade para os jovens, que serão atendidos no presente para que possam se preparar para o futuro”, destacou Léo Voigt, secretário do Desenvolvimento e Assistência Social.

O presidente da Fasc, André Coronel, citou a implantação de uma política de fomento às oportunidades no município. “A iniciativa vai fortalecer essa política de incentivo e dar possibilidades para que esses jovens sigam sua vida com dignidade e honestidade”, explicou.

“Formar e preparar estes adolescentes é uma tarefa desafiadora, que exige a união de instituições públicas e privadas. Estamos dando o primeiro passo, e tenho certeza que podemos oferecer muito mais para promover uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o presidente da Fijo, irmão Sandro André Bobrzyk.

Participaram do evento representantes de órgãos como Ministério Público do Estado, Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e o Abrigo Residencial AR11 - com a presença de dois adolescentes que integrarão a primeira turma.

 

Evelize Fabricio

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes