Famílias desabrigadas pela cheia do Guaíba confraternizam em abrigo provisório

26/11/2023 18:50
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Social
Aniversários foram comemorados neste domingo na Casa do Gaúcho

As famílias alocadas na Casa do Gaúcho, um dos dois locais provisórios que a prefeitura providenciou para acolher os desabrigados pela cheia do Guaíba, tiveram um lanche da tarde diferente neste domingo,  26, ao comemorar o aniversário de 57 anos de Jalete e 11 anos de Eva. Ainda há 44 famílias que esperam nos abrigos provisórios o momento para retornarem às suas casas. São148 pessoas, das quais 89 na Casa do Gaúcho e 59 no Ginásio do Demhab. (fotos)

Jalete Prates, moradora da Ilha do Pavão, completou os 57 anos no abrigo provisório.  Ela lembra que acordaram com a água invadindo a residência rapidamente. Acompanhada do marido, conta que viu os chinelos boiando e percebeu que não era sonho. Agora, pensa em não retornar para a região do Arquipélago. “Estou muito bem tratada. Espero sair logo, mas não voltar para Ilha. Vou sair com os meus objetivos renovados e alcançados, tenho enfisema e não quero mais passar por isso. Todo o ano lutar contra a natureza, não dá”.

Ana Cristina, de 42 anos, passou momentos difíceis até ser resgatada junto aos cinco filhos, entre 11 e 25 anos. Ficaram na rua, perderam tudo e a programação da festinha de 11 anos da filha Eva foi interrompida. “Ela estava muito triste porque queria um bolinho que fosse. A gente fica emocionada com esse momento. Ela está feliz”.

Para o coordenador geral dos Abrigos Provisórios e do Auxílio Humanitário do município, Rogério Beidaki, além de proteção social e respeito aos direitos humanos é essencial para devolver a dignidade a essas pessoas. “Um momento de carinho, de gentileza, é o mínimo. É o que faz tudo valer a pena. Eles já estão fragilizados e merecem esse afeto”.

Assistência social - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) mantém as equipe técnicas para orientação das famílias nos abrigos provisórios e em ações descentralizadas na região do Arquipélago. Durante os atendimentos, são entregues o passe assistencial, declaração enchente para escola e trabalho, solicitação de roupas, solicitação de atendimento de saúde, informações, encaminhamento para documentação e orientações em geral.

Doações - O Gabinete da Primeira-Dama destaca a solidariedade dos doadores que entregaram itens essenciais para os desabrigados, como água, leite, roupas íntimas infantis, produtos de higiene pessoal, de limpeza, lençóis, garantindo conforto e dignidade aos acolhidos. A equipe está avaliando as ações e, a partir dos próximos alinhamentos, serão informadas as principais demandas para doação. 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes