Edital prevê 400 vagas de hospedagem para pessoas em situação de rua e imigrantes

21/08/2020 16:55
Cesar Lopes / PMPA
hospedagem social
Ação faz parte do plano emergencial de proteção social para mitigar os impactos da pandemia

A prefeitura publica nesta sexta-feira, 21, edital de credenciamento de hotéis, pousadas, pensões e hostels para funcionarem como hospedagem social a pessoas em situação de rua e imigrantes de Porto Alegre durante a pandemia da Covid-19. A ação faz parte do Plano Emergencial de Proteção Social em resposta ao aumento da demanda por assistência devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o edital, serão ofertadas até 400 vagas, pelo prazo de 180 dias. Os espaços devem ser organizados a fim de garantir o isolamento e o distanciamento mínimos adequados. Nesse contexto de pandemia, a locação de quarto de hotéis, pensões ou pousadas é de caráter emergencial, com o objetivo de oferecer condições de segurança, bem como a diminuição do risco de contágio da população em geral.

Poderão participar deste chamamento público as empresas que preencham as condições estabelecidas no edital. A documentação deverá ser enviada eletronicamente para o e-mail
clic@portoalegre.rs.gov.br.

De acordo com a presidente da Fasc, Vera Ponzio, essa é mais uma alternativa para oferecer aos diferentes perfis de pessoas que buscam  o atendimento na assistência social, sejam imigrantes, pessoas em situação de rua ou outros. “Cada pessoa tem uma história e nem todos os serviços servem para todos. A superação da vulnerabilidade ou risco social depende da complexidade de cada indivíduo. Essa é mais uma possibilidade de adesão das pessoas”, explica.

Plano Emergencial de Proteção Social - O programa, em operação desde março, amplia os serviços já existentes e cria novos benefícios a cerca de 150 mil famílias vulneráveis da Capital. Entre as principais metas, estão a distribuição de até R$ 6,6 milhões por meio do Cartão Social, 100 mil cestas básicas, 83 mil kits de higiene, 1,8 mil kits-bebê e mais de mil vagas de acolhimento e moradia provisória.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Mariana Caldieraro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes