Centro Dia do Idoso comemora 20 anos de atividades na região Norte da Capital

30/12/2022 16:16
Evelize Fabricio/FASC/PMPA
desenvolvimento social
Serviço é dedicado ao apoio e atenção às pessoas com mais de 60 anos em vulnerabilidade social

O Centro Dia do Idoso (CDI) Nascer do Sol, localizado na região Norte de Porto Alegre, completou 20 anos nesta sexta-feira, 30. Durante a tarde, o grupo de 25 idosos comemorou a data com familiares e equipe técnica da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Referência no Sistema Único de Assistência Social (Suas), o CDI Norte foi pioneiro no Brasil e um dos primeiros na América Latina. “Com 20 anos, ainda é um serviço jovem, mas de grande importância na qualidade de vida de pessoas idosas. Priorizando a proteção e prevenção social, evita muitas vezes o acolhimento institucionalâ€, ressaltou o presidente em exercício da Fasc, que participou da festividade. 

De acordo com a coordenadora Maristela Anselmo, o CDI Norte, com 100% de serviços do município, é uma conquista da comunidade. É dedicado ao apoio e atenção ao idoso em situação de vulnerabilidade social. “Os idosos participam de oficinas diárias, pensadas e planejadas para eles, de acordo com suas especificidades, além de receberem alimentação balanceadaâ€.

Norte e Sul - Porto Alegre possui dois CDIs, um na região Norte e outro na região Sul. Ambos têm o objetivo de oferecer atendimento especializado às pessoas idosas com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por risco ou violação de direitos. O serviço promove a autonomia e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Como acessar - O CDI funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O acesso aos serviços pode ser de forma espontânea de pessoa com mínimo de 60 anos, preferencialmente sem renda, beneficiário do BPC, bolsa família; em situação de vulnerabilidade social agravada pela violação de direitos; com deficiência ou algum grau de dependência decorrentes da violação de direitos. O serviço faz avaliação social com identificação da situação de vulnerabilidade. O acesso também é possível por encaminhamento de órgãos do Sistema de Proteção de Direitos como Conselho Municipal do Idoso, Ministério Público, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Delegacia do Idoso e Disque 100.

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins