Assistência Social atende mais de mil famílias por mês no Extremo-Sul

05/04/2024 16:44
Julio Ferreira / PMPA
Desenvolvimento Social
São mais de 200 pessoas em situação de extrema vulnerabilidade acompanhadas pela rede de proteção

Um conjunto de serviços socioassistenciais ofertados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) atende mais de mil famílias, crianças, adolescentes, idosos e população de rua, todos os meses, na região Extremo-Sul, de Porto Alegre, que abrange 21 bairros e vilas. Na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), são 470 famílias atendidas e 93 acompanhadas por equipes. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), das 540 famílias acolhidas, 180 são acompanhadas nos serviços de proteção social.

Para o presidente da Fasc, Cristiano Roratto, a região que possui uma das maiores extensões territoriais da cidade necessita de serviços de qualidade, garantindo projetos de vida junto às famílias e infraestruturas adequadas para uma população que necessita de cuidados e proteção. “As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e as equipes técnicas da Política de Assistência Social do município somam um trabalho de excelência em toda a cidade. São mais de 130 entidades, e a Amurt-Amurtel representa o compromisso dessas organizações na entrega às famílias que mais precisam”.

Na Proteção Social Básica, as equipes do Cras têm o foco na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, garantem o acompanhamento em serviços de atendimento familiar e convivência e fortalecimento de vínculos. Na Proteção Social Especial, o Creas atua na média e alta complexidade, como as situações de violência, abusos, pessoas em situação de rua e o acolhimento institucional.

Nesta região, a Fasc tem parceria com seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para realização de serviços como convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, trabalho educativo e Projovem. A unidade de Serviço de Atendimento Familiar (SAF) é um braço do Cras, acolhendo famílias e realizando o Cadastro Único descentralizado. “O trabalho é alinhado, há discussões de casos e encaminhamentos. Essa atuação efetiva possibilita ampla cobertura no Sistema Único de Assistência Social em um território onde tudo é distante”, explica Marizete Velloso, coordenadora do Cras Extremo-Sul.

O diretor da Amurt-Amurtel, Luiz Alberto Mincarone, faz um diagnóstico dos 25 anos de parceria com a Fasc para o desenvolvimento da comunidade, com inserção das famílias em atividades que garantem o fortalecimento de vínculos e oportunidades no mercado de trabalho. “As crianças, adolescentes e famílias são atendidos não com um curso específico mas com uma série de orientações e possibilidades de vivenciar valores, atividades culturais e esportivas e oficinas para inserção comunitária”.

Abordagem Social - O núcleo Ação Rua Amurt-Amurtel atende a região Extremo-Sul e Restinga. São mais de 200 pessoas em situação de extrema vulnerabilidade acompanhadas pela rede de proteção, envolvendo as políticas de assistência social, saúde, educação e segurança, entre outras. Atualmente são 80 pessoas em situação de rua acompanhados pelo Creas, acolhidos em benefícios eventuais como auxílio-moradia ou hospedagem em pousadas. “Atendemos pessoas em situação de rua e crianças em situação de trabalho infantil. Construímos projetos de vida a partir do desejo do indivíduo, garantindo o acesso a rede e outros serviços como saúde, habitação, educação”, conta a coordenadora da equipe, Carina de Lima Ferreira.

Anieli da Silva, acolhida na modalidade de hospedagem em pousada, relata como a abordagem está fazendo a diferença. “Eu estava na rua, dependente química e quero mudar de vida. Morar novamente com as minhas filhas, tenho família e agora tudo vai dar certo”.

Veja nos links os endereços das unidades da Fasc para proteção básica (Cras) e proteção especial (Creas).

Rede parceiraA rede de parcerias da Fasc tem 136 OSCs  em Porto Alegre. São 248 termos de parcerias e 43 termos de fomento, que compõem 26 modalidades de atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos, mulheres e pessoas em situação de rua.

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes