Simulador de capotamento em shopping provoca reflexão sobre o trânsito

29/05/2023 08:47
Alex Rocha/PMPA
EPTC
Simulador inclui óculos de realidade virtual (VR) e um veículo adaptado em um reboque, que gira sobre o próprio eixo

Acelerar em uma autoestrada até se perder na curva, capotar diversas vezes e ficar de cabeça para baixo assusta a todos, mas sair ileso é uma sensação que faz repensar o valor da vida e as condutas adotadas no trânsito. Esta foi a experiência imersiva que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ofereceram ao público neste final de semana, 27 e 28, no shopping Praia de Belas, em mais uma ação do Movimento Maio Amarelo, mês da conscientização para reduzir o número de vítimas em sinistros de trânsito.

Através de recursos como óculos de realidade virtual (VR) e um veículo adaptado em um reboque, que gira sobre o próprio eixo, centenas de pessoas puderam vivenciar a situação em que as atitudes certas são determinantes para salvar vidas. 

Para o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, a percepção real do risco experimentado por condutores imprudentes é fundamental para esta reflexão. “A segurança no trânsito é uma escolha de cada condutor, pedestre ou ciclista. Com esta imersão, queremos mostrar o valor da vida e a responsabilidade de cada um para evitar perdas importantes para nossas famílias”, finalizou Ramires.  

“Eu nunca sofri um acidente de carro, mas é muito real! É muito importante saber que não devemos mexer no celular ao dirigir, nem deixar objetos soltos no carro. A experiência foi sensacional”, destaca a policial civil Cristine Weber, que participou da simulação.

Além da atividade que simulou acidentes de trânsito, os manequins amarelos expostos no shopping, com QR Codes colados no peito que podem ser acessados por celular, contam histórias reais de vítimas de acidentes com pedestre, de moto e bicicleta. 

A agenda de atividades da Escola Pública de Mobilidade nesta semana segue em alusão ao Maio Amarelo. Dentre as atividades previstas para conscientizar os diversos públicos, na quarta-feira, 31, os manequins da campanha estarão expostos no shopping Total. E nesta segunda-feira, 29, os agentes de educação para o trânsito estarão com o mascote Azulito presentes no lançamento da Campanha do Agasalho e do Alimento de 2023. O evento será às 15h, no Salão Nobre do Paço Municipal, na Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico.

Confira a programação:

Segunda-feira, 29

8h30 - Programa Escola Amiga da EPTC, dinâmica dos óculos simuladores para alunos da Emef Professor José Ribeiro Alves, bairro Restinga;

10h30 - Programa Empresa Amiga da EPTC, palestra para colaboradores da empresa HT4 Tecnologia, bairro São João;

15h - Participação do Mascote Azulito no lançamento da Campanha do Agasalho e do Alimento 2023, Centro Histórico;

19h - Programa Escola Amiga da EPTC, palestra para alunos do Colégio Protásio Alves, bairro Azenha;

Terça-feira, 30

6h - Programa Empresa Amiga da EPTC, palestra Maio Amarelo na empresa Shopee, bairro Floresta;

8h - Programa Escola Amiga da EPTC, dinâmica dos óculos simuladores para alunos do Instituto Gema Belia, bairro Jardim Carvalho;

9h - Programa Empresa Amiga da EPTC, palestra Maio Amarelo para colaboradores da empresa Unesul, bairro Navegantes;

Quarta-feira, 31

9h às 21h - Ação de encerramento do Maio Amarelo, exposição de arte e manequins amarelos no shopping Total;

9h - Programa Empresa Amiga da EPTC, dinâmica na pele do ciclista no Grupo Troca, bairro Rubem Berta;

13h30 - Programa Pedestre Idoso, Conversa Musicada no Lions Club International, no clube Grêmio Geraldo Santana, bairro Santo Antônio;

Sexta-feira, 2

10h - Programa CFC Amigo da EPTC, ação com alunos do CFC ABC, bairro Cavalhada;

Obs.: Em caso de chuva, as ações poderão ser transferidas.

Segurança viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária. Ele estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Movimento - O Maio Amarelo é um movimento internacional que foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014 e está completando neste ano a décima edição. O tema deste ano é No trânsito, escolha a vida. É realizado em parceria com o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sistema Sest/Senat, com apoio do governo federal, além de envolver todos os órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais.

A proposta do movimento enfatiza a importância da conscientização e da sensibilização da população quanto a um trânsito mais seguro e, consequentemente, na redução do índice de acidentalidade e óbitos em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil ao colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

Gustavo Roth

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes