Seminário sobre segurança viária reúne diretores e orientadores da rede municipal de ensino

25/03/2024 16:25
Cesar Lopes / PMPA
Trânsito e Circulação
Evento reafirmou compromisso entre EPTC e Smed

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou nesta segunda-feira, 25, o seminário O Papel do Educador na Educação para Mobilidade para promover o engajamento das instituições da rede municipal de ensino no acordo de cooperação técnica firmado entre a EPTC e a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A atividade, desenvolvida pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC, reuniu diretores, vice-diretores e orientadores pedagógicos da Educação Infantil e Fundamental no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O evento reafirmou o compromisso do acordo entre EPTC e a Smed para viabilizar a realização de projetos de ensino em Educação para Mobilidade e a inserção do tema da Segurança no Trânsito de forma permanente no currículo das escolas municipais.  

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou a importância dos professores como multiplicadores. “Transformar a cultura de uma cidade, de um país, não é uma tarefa simples. A mudança do comportamento no trânsito começa pela educação das nossas crianças. Além de serem o futuro da mobilidade humana, são multiplicadores em seus lares desta conduta de cuidado e atenção no trânsito”, afirmou Castro Júnior.

Manual - O Manual do Educador para a Segurança Viária foi apresentado como referência para desenvolver de forma contínua, transversal e permanente ações na rede municipal de ensino para prevenir os riscos no trânsito e preservar vidas. “É nas escolas que se constrói o futuro da nossa sociedade. Sabendo disso, as nossas 99 escolas da rede municipal de ensino estão de portas abertas para receber iniciativas que, como esta, buscam a transformação de realidades através da educação”, destacou o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, valorizou a união dos esforços. “Esta ação conjunta com a Secretaria de Educação é muito importante, pois contribui para um trânsito mais seguro, com maior fluidez e mais confortável para todos”, destaca.

O escritor e publicitário Luiz Coronel participou do seminário e apresentou um dos poemas mais comoventes de sua carreira, que trata da importância em se dar atenção e valor às crianças: O Menino e a Sinaleira. O diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aramy Silva, Celso Pessanha, apresentou um estudo comparativo dos sinistros de trânsito desenvolvido junto com o programa Escola Amiga da EPTC. Com base nos indicadores divulgados no portal EPTC Transparente, os alunos de três turmas submeteram o trabalho e foram premiados no 15º Prêmio EPTC de Educação

Também participaram da cerimônia de abertura do seminário, o secretário de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, e o diretor de Educação da EPTC, Carlos Pires.

 

 

Gustavo Roth

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes