Prosseguem ações educativas da EPTC com público idoso

25/07/2019 15:38
Claudio Furtado/EPTC PMPA
EPTC
Ação envolveu abordagens e distribuição de material informativo

A Semana do Idoso está sendo marcada por diversas atividades de orientação ao público na prevenção da acidentalidade no trânsito. Na manhã desta quinta-feira, 25, agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram abordagens, com distribuição de material informativo para um trânsito com menos riscos de acidentes. As ações ocorreram na rua da Azenha, nasproximidades da avenida Princesa Isabel.

Na ação, a agente Luciana Pereira, da CEM, reforçou a necessidade de um autocuidado por parte dos idosos no dia a dia do trânsito: “É visível a presença, cada vez maior, de pessoas idosas no trânsito. Além do autocuidado por parte delas, de uma tomada de consciência sobre as limitações físicas, com a realização de travessias seguras, os motoristas também devem colaborar, permanentemente, para evitar situações de risco”, observa. 

A engenheira Diva Mello Leite, da EPTC, integrante do Programa Vida no Trânsito (PVT), lembrou os dados da acidentalidade com idosos: “Das 40 mortes no trânsito neste primeiro semestre na Capital, 17 envolveram pedestres em razão de atropelamentos, sendo 12 idosos. São muitos acidentes, diversos graves, que podem ser evitados com uma mudança de comportamento, dos condutores e dos pedestres", exclarece. Segundo o PVT, os principais fatores de risco identificados nos acidentes com vítimas foram a velocidade excessiva ou inadequada, alcoolemia positiva, condutor sem habilitação e avanço do sinal. Pedestres e motociclistas representam 85% das vítimas fatais.

O Programa Vida no Trânsito é um plano de ação integrado para prevenção da acidentalidade desenvolvido em conjunto pela EPTC, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Detran, que analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes fatais. A partir da análise dos acidentes, são desenvolvidas ações educativas para os públicos mais suscetíveis à acidentalidade.

Durante a ação, a aposentada Maria Moreira Paula, 94 anos, afirmou que caminha diariamente pelas ruas da cidade. Mas não dispensa duas coisas: “A minha bengala é companheira de caminhadas e sempre peço ajuda às pessoas quando preciso. Nas travessias, tenho muita paciência. Espero o sinal verde e nunca me dei mal”, conta.  Também aposentado, João Valmor Teixeira, 72 anos, mandou o seu recado: “Vejo muitos idosos aflitos no trânsito, principalmente nas travessias. Não adianta ter pressa. Só atrapalha. A cabeça pensa, mas as pernas não acompanham. O segredo para evitar acidentes é ter bastante calma”, aconselha.

Palestra - Em continuidade às atividades, a EPTC programou para a manhã desta sexta-feira, 26, Dia dos Avós, palestras com foco no tema Envelhecer com Qualidade de Vida: um Caminho para a Mobilidade Segura, com a participação de Newton Luiz Terra, médico geriatra e diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pucrs. O evento, aberto ao público, também terá a participação da agente Luciana Pereira, da CEM, com abordagem sobre os idosos e questões da mobilidade. A programação acontece no auditório da empresa, rua João Neves da Fontoura nº 7, das 9h às 12h. Inscrições pelo link e outras informações pelo telefone 3289-4485.

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes