Prefeitura reforça a Operação Duas Rodas para evitar perdas de vidas no trânsito

16/05/2023 10:28
Divulgação / EPTC PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Operação Duas Rodas ocorre para coibir excessos, adulterações e preservar vidas

O balanço da acidentalidade no trânsito de Porto Alegre nos quatro primeiros meses do ano, divulgado na semana passada pela EPTC, demonstrou a fragilidade e o alto índice de óbitos e feridos com o envolvimento de motocicleta. Com o intuito de garantir a segurança viária e minimizar o número de veículos irregulares que transitam pelas ruas de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza a Operação Duas Rodas para coibir excessos, adulterações e preservar vidas. 

Entre janeiro e abril de 2023, ocorreram 4.963 mil abordagens a motos, resultado de 42 Operações Duas Rodas, além de 75 operações de blitz em geral. Nas ações, a fiscalização da EPTC identificou 192 condutores sem CNH, registrou 64 infrações em veículos sem equipamento obrigatório, como o escapamento, ou estando inoperante, e recolheu 263 motos por diversas irregularidades. Foram recolhidas 20 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 514 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, ressalta a importância das ações e o respeito aos profissionais do motofrete. “Os motoristas profissionais não precisam se preocupar com a Operação Duas Rodas, pois sabem que devem transitar com a documentação em dia e respeitar as regras de trânsito. A EPTC ajuda a tornar a cidade mais segura sem a presença de motoristas e motocicletas fora das condições de trafegabilidade”, destaca.

Os dados são do ObservaMOB, o Observatório de Mobilidade da EPTC, e podem ser acessados no portal EPTC Transparente

“O objetivo das operações é conscientizar os motoristas sobre as condutas de risco e também da importância da habilitação e manutenção destes veículos. De 11 acidentes com morte com envolvimento de motocicletas neste ano, 10 vítimas eram condutores e, desses, quatro não tinham carteira de motorista”, conclui o gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Leandro Coelho.

Segurança viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária. Ele estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Vida no Trânsito - Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os sinistros de trânsito com vítimas fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes. As causas de sinistros de trânsito decorrem, na sua maioria, de ações comportamentais dos usuários das vias. A partir da identificação desses fatores e condutas de risco, utilizados como subsídio para as áreas de educação, planejamento e fiscalização, a EPTC realiza suas ações direcionadas para a prevenção de novas ocorrências e a redução do número de vítimas no trânsito.

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes