Prefeitura inicia a operação de novo corredor de ônibus da Sertório

26/10/2021 08:29
Gustavo Roth/EPTC PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Corredor torna viagens mais rápidas e reduz gasto de combustível

A partir desta terça-feira, 26, às 9h, usuários das quase 400 viagens de ônibus da avenida Sertório passam a se beneficiar do início da operação do novo corredor exclusivo para o transporte coletivo. O projeto de 1.900 metros, entre a avenida Panamericana e a avenida Assis Brasil, inclui duas novas estações e faz ligação ao trecho de corredor já existente na Sertório, a partir da avenida Farrapos.

O diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso, destaca que a implantação proporcionará melhoria na regularidade e no cumprimento das viagens. “A entrega contribui para dar mais agilidade e economia de combustível. Com o transporte público mais atrativo e confiável, é possível estimular sua preferência em relação ao automóvel e, assim, reduzir congestionamentos”, afirma Caldasso.

Os objetivos com a priorização do transporte coletivo no sistema viário são aumentar a velocidade operacional, diminuir o tempo dos passageiros dentro do veículo, racionalizar a operação e otimizar a frota, contribuindo para a redução dos custos do transporte público.

Segurança viária - O projeto ainda inclui melhorias para a segurança viária em um trecho de mais de 7 quilômetros da Sertório, desde a avenida Farrapos até a avenida Gen. Raphael Zippin, no bairro Sarandi. Entre as entregas, 19 cruzamentos tiveram sua sinalização revisada e qualificada, enquanto nove receberam alargamento. “O principal foco deste projeto foi minimizar os riscos de atropelamento ao longo da Sertório e atender, de forma equilibrada com outros modais, as necessidades dos usuários do transporte coletivo”, destaca a coordenadora de Projetos de Mobilidade Sustentável da EPTC, engenheira Alessandra Both.

Foram implantadas 37 novas travessias de pedestres, 1.850 metros em trechos de ciclovia, além de melhorias na acessibilidade. O objetivo é a redução da acidentalidade, que nos últimos cinco anos registrou 1.713 sinistros de trânsito, que resultaram em 13 vidas perdidas.

Para a melhor circulação, principalmente de veículos de carga, a rua Dona Alzira foi qualificada. O seu cruzamento com a avenida Assis Brasil foi reformulado, com a capacidade aumentada e passou a ser uma rota preferencial. A opção oferece ganho no tempo de deslocamento para quem trafega pela avenida Sertório no sentido Centro-bairro, em direção à região do Porto Seco ou Cachoeirinha e Freeway.

Contrapartida - Os trabalhos foram executados pelo Grupo Big, como contrapartida pela construção do complexo comercial que envolve o Hipermercado Big, o Sam’s Club e o centro de distribuição do grupo.

O início da operação foi comprometido em razão de um furto nas estações, que exigiu a reposição da fiação elétrica, além de 36 luminárias e 72 lâmpadas de LED de 18 watts. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Os agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC vão monitorar a circulação para orientar a população e evitar transtornos. As informações serão atualizadas pelo Twitter @EPTC_POA.
 
Linhas que serão beneficiadas pelo novo corredor da Sertório:

721 Nova Gleba - Santa Rosa/Sertório
727 Agostinho/Sertório
731 Parque dos Maias /Sertório
761 Leopoldina/Sertório
761.2 Leopoldina/Sertório
762 Rubem Berta (Sertório)
R62 Rápida Rubem Berta

Gustavo Roth

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes