Prefeitura inicia nova pesquisa com usuários do transporte coletivo

10/11/2023 08:41
Alex Rocha/PMPA
EPTC
Levantamento será feito junto aos terminais de diversas regiões

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), inicia esta sexta-feira, 10, a pesquisa Qualiônibus, que tem como objetivo ouvir os usuários do transporte sobre o serviço e, a partir dos resultados, promover a qualificação do sistema.

O público-alvo é o passageiro de ônibus de Porto Alegre. Entre os questionamentos estão o perfil do usuário, satisfação sobre o uso, conforto dos pontos de ônibus e terminais, gastos com mudanças no transporte e os novos abrigos, que começaram a ser instalados no ano passado, fruto de uma parceria público-privada.

“Com a criação do programa Mais Transporte, a Secretaria de Mobilidade Urbana tem trabalhado diariamente para qualificar o atendimento ao usuário do transporte coletivo. Com o resultado das pesquisas anteriores, promovemos melhorias na infraestrutura que atende os passageirosâ€, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Satisfação – Em 2022, o Ãndice de Satisfação Geral alcançou 5,9. Isso representa mais do que o aumento projetado para 2024 (5,7), após as notas de 2018 (5,3) e 2019 (5,1). A pesquisa contemplará grandes e pequenos terminais tanto no Centro como nos bairros, e será realizada em diversas linhas de ônibus pela cidade. Os pesquisadores estarão credenciados e portando RG. A identidade deles pode ser confirmada via telefone 118 da EPTC.

Qualiônibus - O Programa QualiÔnibus tem por objetivo qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus e é desenvolvido pelo WRI Brasil com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation. O QualiÔnibus é formado por ferramentas que possibilitam aos provedores do transporte coletivo criar um ciclo de benefícios aos usuários.

 

Jaqueline Moura

Andrea Brasil