Prefeitura implanta novo projeto de sinalização viária da avenida Monte Cristo
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza a implantação da nova sinalização viária na avenida Monte Cristo, na Zona Sul. A qualificação da infraestrutura de mobilidade no trecho entre a avenida Eduardo Prado e a Estrada Cristiano Kraemer possibilita o aumento da segurança no trânsito, com a ordenação dos fluxos e acessibilidade universal. A recuperação asfáltica, que incluiu a fresagem do asfalto antigo e colocação do novo pavimento, foi realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
"Este projeto representa um investimento significativo em qualidade de vida e segurança viária para nossa cidade. Estamos falando de uma via que desempenha um papel crucial na conexão dos bairros Belém Velho e Vila Nova com as avenidas Eduardo Prado e Cavalhada, além de proporcionar acesso ao bairro Ipanema. Com essa iniciativa, buscamos não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também garantir que os cidadãos possam transitar com mais segurança e conforto", destaca Matheus Ayres, secretário adjunto de Mobilidade Urbana.
Esta é uma das ações para a melhoria da segurança viária e da infraestrutura de mobilidade da cidade, que fazem parte do Planejamento Urbano para a Mobilidade Sustentável da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU). Integrando os programas do Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) da Capital, seguem as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), visando reduzir o índice de fatalidades.
“Após uma pesquisa de mobilidade, com a análise estatística de sinistros de trânsito e levando em consideração as diferentes demandas encaminhadas pela comunidade do entorno da avenida Monte Cristo, mediante pesquisa realizada pela SMMU, a via está sendo requalificada. Em uma extensão de 1.500 metros, serão implementadas mudanças no desenho viário, com priorização para as travessias de pedestres, acessibilidade universal e melhoria dos pontos de parada de ônibus – sem deixar de lado a fluidez viária”, esclarece Ana Paula Hoppe Bonini, Arquiteta da Coordenação de Inovação e Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana.
A intervenção no trecho vai qualificar o acesso dos usuários da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), além de diversas instituições em seu entorno, como a Escola Especial Dr. João Alfredo de Azevedo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) e a Sociedade Cemitério São José de Vila Nova, bem como comércios e serviços de portes variados. O projeto atende à Lei Federal nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Gilmar Martins