Pesquisa de satisfação do transporte coletivo pode ser respondida pela internet

08/11/2021 16:12

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam que, a partir desta segunda-feira, 8, qualquer cidadão pode responder a pesquisa de satisfação do transporte coletivo de Porto Alegre. Para participar basta acessar aqui.

A abordagem dos pesquisadores nos usuários segue em terminais da Capital até o final da semana. A pesquisa tem duração de aproximadamente 10 minutos e se estenderá até o dia 19 de novembro. Os dados levantados pela pesquisa QualiÔnibus, com apoio do WRI Brasil, Compasso Mobilidade e Moovit, buscam contribuir para o planejamento e a criação de políticas públicas que melhorem o transporte público na cidade.

Programa QualiÔnibus - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da EPTC, participa desde 2019 do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil, o programa visa a atrair e manter os clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar o transporte público mais sustentável. O grupo utiliza como principais ferramentas o levantamento de indicadores de qualidade e a pesquisa de satisfação dos usuários para gerar avaliações precisas que vão orientar o planejamento de melhorias mais efetivas por parte da empresa operadora e da administração municipal. O processo facilita a replicação dessas ações em diferentes sistemas de transporte e torna mais efetiva a busca por soluções para o transporte coletivo.

 

Gabriela Duarte

Lucas Barroso