Operação da EPTC flagra veículo com placa adulterada

21/02/2024 17:25
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
MOBILIDADE URBANA
As ações de fiscalização no trânsito têm como objetivo coibir excessos e salvar vidas

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) flagrou um veículo de transporte por aplicativo com a placa do carro adulterada. Ao ser abordado em operação na terça-feira, 20, na avenida Bento Gonçalves, o condutor - que teve o veículo recolhido - contou que havia perdido a placa dianteira do seu automóvel no último temporal e, após encontrar uma placa extraviada de outro carro, teria adulterado a numeração original para escrever com tinta preta a sua própria identificação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a adulteração de placa de veículo é considerada infração gravíssima que resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na ação, com o apoio do 19º Batalhão de Polícia Militar, foram abordados 36 veículos, dos quais sete condutores foram flagrados com problemas de habilitação. Três motoristas não eram habilitados, enquanto outros três estavam com a CNH vencida e um com a carteira suspensa. Na ação, foram recolhidos sete veículos que apresentavam risco à segurança viária.

Serviço - Em eventos climáticos que resultam em pontos de alagamento nas vias públicas, a EPTC faz o recolhimento das placas encontradas pelas ruas e as coloca à disposição de seus proprietários. Os interessados que perderam suas placas podem entrar em contato pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1), ou número 118, para saber se a sua identificação foi encontrada. As peças ficam à disposição diretamente na sede da EPTC, na rua João Neves da Fontoura, 7, bairro Azenha, das 9h às 16h.

Boletim de ocorrência - Quem tiver a placa perdida deve fazer o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia Civil mais próxima, ou na plataforma online.

Com o boletim de ocorrência, o cidadão deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do DetranRS para solicitar autorização para fabricação de uma nova placa.

Caroline Callai (estagiária) / Supervisão: Gustavo Roth

Cristiano Vieira