Mais de 360 permissionários participam do sorteio de vagas para pontos fixos de táxis

11/03/2025 17:24
Jaqueline Moura/EPTC/PMPA
EPTC

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, na manhã desta terça-feira, 11, no teatro da Unisinos Porto Alegre, o terceiro sorteio de vagas de estacionamento em pontos fixos de táxis. O evento contou com 463 inscrições homologadas, onde 365 permissionários estiveram presentes. O processo seguiu a listagem definitiva de inscrições publicada no Diário Oficial de Porto Alegre no dia 24 de fevereiro. Foram disponibilizados 16 pontos de táxi, totalizando 65 vagas sorteadas.

O evento contou com a presença da prefeita em exercício, Betina Worm, e representantes da EPTC. Segundo o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, essa é mais uma iniciativa que busca valorizar o transporte público individual por táxi, levando em conta as necessidades dos permissionários e de seus usuários. “Reconhecemos o comprometimento da categoria em oferecer um atendimento de qualidade aos usuários deste modal e queremos contribuir para essa valorização”, destacou.

O preenchimento das vagas foi realizado por livre escolha, independentemente do ponto, observando rigorosamente a ordem de sorteio. Cada vaga disponível para preenchimento, quando escolhida pelo sorteado, era atualizada para que os outros participantes pudessem identificar o que ainda estava disponível. Não será gerada lista de suplência.

Além de possibilitar o remanejo das licenças de estacionamentos, o sorteio garante de forma racional e com eficiência a melhoria contínua da prestação do serviço à população e atende a demanda dos operadores.  

Sistema - O transporte individual de passageiros por táxi possui 3.328 prefixos e 3.796 condutores ativos cadastrados no Sistema de Transporte Público de Porto Alegre (STPoa). Todos os condutores são cadastrados no município e passam pelo treinamento de formação profissional para taxistas realizado pelo Sest Senat - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em conjunto com a EPTC, de no mínimo de 28 horas sobre a legislação específica, qualidade no atendimento interpessoal, atenção ao público idoso e da pessoa com deficiência, direção defensiva e primeiros socorros, entre outros. Além disso, os veículos são vistoriados regularmente para garantir a segurança na prestação do serviço. Todos os motoristas cadastrados devem apresentar anualmente Certidão de Antecedentes Criminais e exame toxicológico para exercer a profissão em Porto Alegre.
 

Jaqueline Moura

Gilmar Martins