Intervenções urbanas da EPTC alertam para riscos da desatenção no trânsito
Dentro da programação do movimento Maio Amarelo 2026, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) promovem uma ação em Porto Alegre para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os riscos da falta de atenção no trânsito e as consequências irreversíveis causadas pelos sinistros. (fotos)
Com o tema “No Trânsito, Enxergar o Outro é Salvar Vidas”, a iniciativa utiliza veículos envolvidos em acidentes reais instalados em importantes cruzamentos da Capital. A proposta é provocar reflexão sobre atitudes aparentemente rápidas e inofensivas, mas que podem resultar em mortes ou sequelas permanentes.
“Mais do que veículos, estamos falando de vidas. É com consciência e corresponsabilidade que avançamos para uma cidade mais humana e segura, unindo esforços para fazer de Porto Alegre a capital com o trânsito mais seguro do país”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
As intervenções foram montadas em três pontos da avenida Ipiranga, cada uma abordando comportamentos de risco diferentes e situações cotidianas que acabam tirando a atenção do condutor.
No cruzamento da Ipiranga com a Salvador França, a instalação “A última selfie de um casal” alerta para o uso do celular ao volante. A intervenção mostra como um momento que deveria representar felicidade pode se transformar em tragédia quando o motorista deixa de observar o trânsito para registrar uma foto.
Já na esquina da Ipiranga com a São Manoel, a ação “A última cerveja de dois amigos” chama a atenção para os perigos da combinação entre álcool e direção. A mensagem reforça que decisões tomadas em poucos segundos podem comprometer vidas inteiras, reduzindo a percepção de risco e a capacidade de reação do condutor.
Na Ipiranga com a Érico Veríssimo, a instalação “A última conversa de dois amigos” destaca os perigos do uso do celular durante a condução. O foco é conscientizar sobre o impacto de mensagens, chamadas e distrações que desviam o olhar do motorista e aumentam significativamente o risco de acidentes.
As ações integram a campanha do Maio Amarelo promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, que neste ano intensifica atividades educativas, blitze de conscientização, palestras e mobilizações em diferentes regiões da cidade.
Mais do que estruturas expostas nas vias, as intervenções urbanas pretendem lembrar que, por trás de cada acidente, existem famílias marcadas pela perda, pessoas com sequelas permanentes e histórias interrompidas.
Programação - Ao longo do mês, a programação do Maio Amarelo prevê uma série de ações educativas e de fiscalização em diferentes pontos da cidade. As atividades coordenadas pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC incluem abordagens com a comunidade, ações lúdicas, palestras, além de operações integradas com órgãos de segurança, fortalecendo o compromisso coletivo com a preservação da vida.
Gilmar Martins
