GPS para 100% da frota de ônibus será apresentado nesta quarta

14/08/2019 08:30
Eduardo Beleske/PMPA
EPTC
Tecnologia permite ao cidadão acompanhar em tempo real a localização dos veículos

A prefeitura apresenta, às 11h desta quarta-feira, 14, o sistema de localização por serviço de posicionamento global (GPS) em 100% da frota de ônibus de Porto Alegre. O evento ocorre na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico. O sistema de localização por GPS é uma das funcionalidades mais esperadas do Decreto Municipal 19.836/2017, que estabelece prazos e critérios gerais no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus, e do programa de priorização do transporte coletivo da Prefeitura de Porto Alegre.

 

A tecnologia, que aumenta a eficiência no transporte urbano, permite aos cidadãos acompanhar em tempo real, através de aplicativo para o celular, a localização dos veículos nas linhas que desejam utilizar. Também dá às empresas de ônibus e ao órgão gestor o poder de gerenciar e monitorar pela internet toda a frota em operação, possibilitando a prestação de um serviço de melhor qualidade aos usuários do transporte coletivo.

O aplicativo foi desenvolvido por intermédio da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), sob gestão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

  

 

Gustavo Roth

Taís Dimer Dihl