Feriado de Corpus Christi terá alteração no trânsito da Capital

08/06/2023 08:48
Eduardo Beleske/PMPA
COMUNICAÇÃO
Agentes da EPTC vão acompanhar a procissão para garantir a segurança viária

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que no feriado desta quinta-feira, 8, haverá alteração no trânsito em razão da tradicional Procissão de Corpus Christi pelas ruas do Centro de Porto Alegre. A caminhada será antecedida pela celebração da Santa Missa às 15h, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, na Catedral Metropolitana. 

A procissão inicia-se logo após o encerramento da missa e segue até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na avenida Independência. No trajeto, serão realizadas breves paradas em frente ao colégio Bom Jesus Sévigné e na Santa Casa de Misericórdia para uma saudação aos profissionais da educação, saúde e aos enfermos.

O transporte coletivo irá operar com tabela de feriado na quinta-feira, enquanto na sexta-feira, 9, e fim de semana a tabela será a usual para os dias determinados. 

Bloqueio parcial - Para a segurança dos presentes no evento, a partir das 9h da manhã, haverá bloqueio na rua Duque de Caxias, em frente à Catedral. Os motoristas devem contornar a Praça Marechal Deodoro e a Praça da Matriz para retornar ao trajeto original. A partir das 16h, inicia-se a procissão que vai causar bloqueio temporário na rua Duque de Caxias, a partir da Catedral em direção ao bairro, através do viaduto José Loureiro da Silva, Praça Dom Feliciano, até a avenida Independência.  Ao chegar na Igreja Nossa Senhora da Conceição, haverá bloqueio em frente à Praça Dom Sebastião, junto ao Colégio Rosário, até as 20h. Os motoristas que trafegam pela avenida Independência, em direção ao bairro, serão orientados a efetuar o desvio para a rua Sarmento Leite.

Para orientar os fiéis e motoristas, otimizar a circulação e garantir a segurança viária ao longo da procissão, os agentes de trânsito e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos na mobilidade. 

Os passageiros do transporte coletivo podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cartão TRI ou no aplicativo CittaMobi, disponíveis para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da empresa. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24h.
 

Gustavo Roth

Andrea Brasil