Evento da EPTC na Orla encerra Semana Nacional do Trânsito

24/09/2022 08:31
Giulian Serafim / PMPA
Mobilidade Urbana
Ações propõem experiências para alertar sobre comportamentos de risco

Ônibus que mostra aos pedestres e ciclistas onde não se posicionar no trânsito, pois não são visualizados pelos motoristas, simulação de resgate do Corpo de Bombeiros, óculos que reproduz efeitos de álcool e outras substâncias estão entre as atrações do encerramento da Semana Nacional do Trânsito, evento promovido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A ação será na manhã deste sábado, 24, das 10h30 às 13h na Edvaldo Pereira Paiva, próximo à rótula do Gasômetro (esquina com Loureiro da Silva).

As ações propõem experiências ao público que frequenta a Orla do Guaíba com objetivo de alertar sobre comportamentos de risco. “Convocamos a sociedade a participar das ações propostas para que possamos mobilizar e conscientizar a todos e, assim, reduzir o número de famílias impactadas por estas perdas irreparáveisâ€, destaca o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

“Porto Alegre é referência em educação para a mobilidade. Apenas juntos conseguiremos salvar mais vidasâ€, diz o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Atrações:

- Simulação de resgate do Corpo de Bombeiros de um carro acidentado.

- Viatura da Escola Pública de Mobilidade com agentes da EPTC em atividade educativa com foco na segurança dos ciclistas e pedestres. 

- Caminhão da EPTC com sinalização de trânsito lúdica para interação com crianças.

- Demonstração do ônibus com indicação dos pontos cegos, os locais onde os pedestres e ciclistas não devem se posicionar pois não são vistos pelos motoristas.

- Demonstração dos óculos que reproduzem efeitos do uso de álcool e outras substâncias.

- Esquete com pessoa caracterizada como a personiï¬cação da morte, que caminha com uma chave de carro e a bebida alcóolica nas mãos. 

 

Gabriela Duarte

Andrea Brasil