EPTC vistoria a primeira caminhonete para frota de táxi

27/11/2023 09:38

O setor de Inspeção Veicular da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou a primeira vistoria em um veículo do tipo caminhonete para serviço de transporte individual por táxi. O SUV compacto, um veículo utilitário esportivo, atende todos os requisitos da resolução N° 22/2023, que autoriza a utilização deste tipo de veículo no sistema de táxi.

“A chegada deste tipo de veículo mostra atualização e qualificação do serviço de táxi em Porto Alegre. Leva cerca de dez dias para adequação ao layout exigido e da documentação. Quando estiver tudo ok, é realizada uma vistoria no final do processo para ingresso do novo veículoâ€, afirma o coordenador de Inspeção Veicular, Fábio Rodrigo Baum Bernardo.

Desde janeiro de 2022, 765 veículos novos ingressaram na frota de táxi de Porto Alegre, que conta com 15 carros híbridos, tecnologia que combina motores elétricos e à combustão para melhor eficiência energética. O transporte individual de passageiros por táxi tem atualmente 3.375 prefixos e 3.921 condutores ativos cadastrados no Sistema de Transporte Público de Porto Alegre (STPOA).

Todos os taxistas passam por treinamento de, no mínimo, 50 horas sobre a legislação específica, qualidade no atendimento interpessoal, atenção ao público idoso e da pessoa com deficiência, direção defensiva e primeiros socorros, entre outros. Além disso, os veículos são vistoriados regularmente para garantir a segurança na prestação do serviço.

Jaqueline Moura

Lissandra Mendonça