EPTC substitui cabos de cobre por alumínio para coibir furtos e garantir segurança viária
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificou a substituição de cabos de energia dos semáforos por material feito de alumínio. Após meses de espera devido à alta demanda em todo o país, que impactou o fornecimento do material, a EPTC recebeu um novo lote de dez mil metros de cabos de alumínio.
"O uso de material com menor valor comercial tem como objetivo reduzir os furtos que comprometem o funcionamento da sinalização e a segurança viária. Por ter menor valor de revenda, o alumínio diminui a atratividade para ações criminosas e aumenta a confiabilidade do sistema de semáforos da Capital", diz Pedro Bisch neto, diretor-Presidente da EPTC.
Além de causar transtornos à mobilidade urbana, como pane em cruzamentos e riscos de acidentes, o furto de cabos de cobre exige custos elevados de reposição e mobiliza equipes técnicas para o restabelecimento do serviço, desviando recursos que poderiam ser aplicados em melhorias para a cidade.
Desde março de 2023, a EPTC passou a utilizar cabos de alumínio em substituição ao cobre nas ligações dos semáforos de Porto Alegre. Com a chegada do novo lote, a empresa atinge a marca de 45 mil metros de cabos de alumínio instalados na sinalização viária da cidade, consolidando o plano de substituição gradual em toda a Capital.
Vandalismo - De janeiro a outubro deste ano, o furto e o vandalismo em cabos de energia dos semáforos de Porto Alegre já somam 13,3 mil metros de fios de cobre, o que representa um prejuízo superior a R$ 54 mil. Foram 153 ocorrências registradas no período, mais que o triplo do total contabilizado em todo o ano passado. Deste total, todos os semáforos danificados foram restabelecidos pelas equipes de manutenção semafórica da EPTC, em alguns casos, mais de uma vez, devido a furtos consecutivos.
“Os transtornos causados pelos furtos de equipamentos de sinalização vão muito além do prejuízo financeiro. Esses atos de vandalismo geram consequências graves, como congestionamentos e risco de morte por choque elétrico, atropelamentos ou colisões no trânsito. Por isso, é fundamental que a população denuncie atitudes suspeitas e colabore no combate a esses crimes”, completa Bisch Neto.
Evolução dos furtos e vandalismo em cabos de energia semafórica:
- 2025: 13.291 metros | 153 ocorrências (janeiro a outubro)
- 2024: 3.986 metros | 43 ocorrências (janeiro a dezezembro)
- 2023: 16.002 metros | 222 ocorrências (janeiro a dezezembro)
Conscientização e denúncias - A prefeitura realiza campanhas de conscientização pelas redes sociais para combater crimes contra o patrimônio público e reforça o pedido para que a população informe ocorrências pelos números 118 ou 156, do Atendimento ao Cidadão.
Denúncias sobre furtos de fios, cabos e semáforos também podem ser feitas anonimamente pelo telefone 153, da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Bianca Dilly

