EPTC recolheu 90 cavalos nos primeiros três meses do ano

07/04/2021 12:59
EPTC / PMPA
EPTC
Atualmente, 20 cavalos estão aptos para a adoção no abrigo da empresa

Desde o início de 2021, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recolheu 90 cavalos das ruas da Capital. Deste total, quatro foram resgatados de situação de maus-tratos e 72 foram devolvidos. Os serviços ocorrem a partir de denúncias recebidas pelas centrais de atendimento ao cidadão do Sistema 156 POA e número 118. Os animais, quando soltos na via, correm grande risco de se envolverem em acidentes. Ao serem recolhidos, eles são encaminhados ao abrigo da EPTC, na Zona Sul da Capital, onde recebem alimentação e os cuidados necessários.

Nos últimos 12 anos, de 2009 a 2020, foram registrados 3.652 recolhimentos, sendo 347 por maus-tratos. Os animais que são encaminhados ao abrigo em situação de maus-tratos entram diretamente no programa de adoção. Já em relação aos animais que são encontrados soltos nas vias, os donos têm 15 dias para reclamar a propriedade. Após este período, eles também ficam disponíveis para serem adotados.

Nos primeiros três meses do ano, 17 cavalos foram adotados e atualmente 20 estão aptos para a adoção no abrigo da empresa. Desde 2009, já foram registradas 875 adoções. A EPTC acompanha todo o processo adotivo, e anualmente realiza vistorias para verificar a situação dos animais com as novas famílias. Neste ano, já foram realizadas 35 vistorias.

Abrigo - O serviço da EPTC de remoção e guarda de animais é realizado pela Equipe de Veículos de Tração Animal (EVTA) e conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, 12 baias em alvenaria para equinos debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, localizado na Estrada Chapéu do Sol, nº 2.400, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos.

Adoção - Os cavalos recolhidos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. Se não forem procurados pelos seus donos em até 15 dias, entram no programa de adoção. Informações sobre Adoção de Equinos através da Carta de Serviços ou do e-mail adote@eptc.prefpoa.com.br.

  

 

Gabriela Duarte

Andrea Brasil