EPTC recolhe três cavalos abandonados em via
Agentes da Equipe de Veículos de Tração Animal (EVTA) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recolheram três cavalos na madrugada desta quarta-feira, 6, que circulavam na avenida Juca Batista, imediações do número 8.000, com riscos de acidentes. Os animais - duas éguas e um macho - foram encaminhados ao abrigo da empresa, na Estrada Chapéu do Sol nº 2.400, onde já recebem alimentação e tratamento veterinário adequados. Atualmente, o local abriga 27 animais, sendo 16 aptos para adoção.
O coordenador de operações de fiscalização da EPTC, Thiago Oliveira, explica o procedimento dos agentes nos casos de abandono de cavalos nas vias: “Em muitos casos somos acionados pela população via fone 118. Vamos até o local e examinamos a situação. Se os cavalos estiverem realmente abandonados, soltos na rua, com riscos de acidentes, efetivamos o recolhimento. Mas, antes disto, tentamos encontrar os donos dos animais para resolver a situação”.
Abrigo - O serviço de remoção e guarda de animais da EPTC conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, 12 baias em alvenaria para equinos debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos.
Adoção - Os cavalos recolhidos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para o resgate do contato com a natureza. Se não forem procurados pelos seus donos, entram no programa de adoção. O abrigo, na Zona Sul, é aberto à visitação. Informações sobre adoção: adote@eptc.prefpoa.com.br
Taís Dimer Dihl