EPTC recolhe cavalo vítima de maus tratos na Restinga

08/01/2021 16:18
EPTC/PMPA
EPTC
Animal estava em via pública e foi localizado após denúncia pelo 118

Um cavalo em situação de maus tratos foi recolhido no bairro Restinga pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na manhã desta sexta-feira, 8. Com a pata quebrada, o animal estava em via pública e foi localizado após denúncia pelo 118. Foi levado ao abrigo da EPTC e passa por avaliação do veterinário para o tratamento necessário à recuperação. Posteriormente será incluído no projeto de adoção. Atualmente, o abrigo conta com 37 cavalos, e 29 estão aptos para serem adotados. Em razão da pandemia, o número de adoções diminuiu durante o ano de 202.

Orientações - No caso de abandono de algum cavalo, ou situações de maus tratos, as pessoas podem ligar para o fone 118. Os agentes da equipe de veículos de tração animal são os responsáveis por recolher o animal e levá-lo para a área de acolhimento, na Zona Sul da cidade, onde recebe alimentação adequada, além de medicação.

Abrigo - O serviço da EPTC de remoção e guarda de animais conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, 12 baias em alvenaria para equinos debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, localizado na Estrada Chapéu do Sol, nº 2.400, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos.

Adoção - Os cavalos recolhidos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. Se não forem resgatados pelos seus donos, entram no programa de adoção. Informações sobre adoção: adote@eptc.prefpoa.com.br.  

 

Shayane Carvalho

Elisandra Borba