EPTC realiza caminhada com idosos no Centro

08/08/2023 14:56
Alberto Flores/ EPTC / PMPA
Mobilidade Urbana
EPTC realiza caminhada com idosos

No Dia Internacional do Pedestre, comemorado nesta terça-feira, 8, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou uma caminhada no Centro Histórico com um grupo de cerca de 30 idosos. Os dados da acidentalidade deste ano mostram que os idosos representam 58,8% das vítimas fatais por atropelamento. Das 12 mortes, sete possuem mais de 60 anos. O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, participou da ação e reforçou o trabalho desenvolvido para promover a educação para o trânsito em diferentes públicos. 

“Trouxemos essa atividade para a área central para chamar a atenção sobre a importância do cuidado com os idosos. Queremos que as famílias se juntem a nós nesses cuidados, reforçando dentro de suas famíliasâ€, destaca o Bisch Neto.

Durante cerca de 30 minutos, os idosos, acompanhados pelos agentes da Escola Pública de Mobilidade, circularam pelas ruas. O trajeto de cerca de um quilômetro começou na Esquina Democrática e passou pela rua da Praia, Praça da Alfândega, terminando na frente do Paço Municipal. Os agentes da educação fizeram alertas sobre os deslocamentos, os tipos de piso nas calçadas, além de orientar a respeito da importância do uso da faixa de segurança e de roupa confortável nas caminhadas. 

Data - A data foi escolhida porque, neste dia, em 1969, os Beatles atravessaram uma faixa de pedestres para fazer a foto histórica da capa de um de seus discos mais importantes. O dia do pedestre busca a reflexão sobre o cuidado com os mais frágeis no trânsito. 

Programa Pedestre Idoso - O projeto tem como objetivo reunir diferentes setores da sociedade para promover uma nova compreensão sobre a mobilidade do idoso na cidade e, a partir disso, planejar e executar ações para mudar o quadro de lesões e mortes no trânsito.

Programa Caminhada Segura - Busca promover a atividade não somente relacionada ao exercício físico, mas relacionada à mobilidade urbana de uma forma segura como incentivo à mobilidade ativa, proporcionando qualidade de vida ao público idoso.

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil