EPTC realiza blitz educativa para segurança de motociclistas

01/06/2021 19:01
Giulian Serafim / PMPA
Transporte e Circulação
Cinquenta condutores foram abordados e orientados sobre as normas de circulação e conduta do Código de Trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, nesta terça-feira, 1º,  mais uma operação de blitz educativa, na Zona Leste da Capital, para conscientizar motociclistas sobre uma pilotagem mais segura e reduzir a acidentalidade. Durante a ação, que faz parte do Programa Motociclista Seguro, 50 condutores foram abordados e orientados sobre as normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o uso correto dos equipamentos de segurança e proteção, além da higienização das motocicletas, utilização de máscara e álcool gel.  

“Os números da acidentalidade nos preocupam e justificam a necessidade de realizar ações educativas, como esta. O grupo dos motociclistas ou ocupantes de motos representa 52% das mortes no trânsito no primeiro trimestre do anoâ€, explica Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC. A blitz foi de caráter apenas educativo e preventivo, com o intuito de evitar acidentes com envolvimento de motocicletas e mais vidas perdidas no trânsito. Além da orientação, os motociclistas que passaram pela blitz educativa receberam um “kit educativoâ€, com folder, máscara e um cordão com mensagens instrutivas.

Motociclista Seguro - Com base nos dados do Programa Vida no Trânsito (PVT), que identificou os motociclistas como as principais vítimas no trânsito de Porto Alegre, foi proposta em 2018 a criação do Programa Motociclista Seguro, desenvolvido em quatro eixos: comunicação, educação, engenharia e fiscalização. Os objetivos são reduzir o número de acidentes fatais e de feridos graves envolvendo motociclistas, contribuir para a mudança de percepção dos demais usuários das vias públicas e sensibilizar os próprios motociclistas sobre a importância da percepção de risco e autocuidado no trânsito.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins