EPTC realiza atividade que simula acidente de trânsito neste fim de semana

26/05/2023 08:59
Giulian Serafim / PMPA
Mobilidade Urbana
EPTC realiza circuito urbano neste final de semana

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza neste fim de semana atividades alusivas ao Maio Amarelo.

As ações começam no sábado, 27, a partir das 10h, no Shopping Praia de Belas, próximo à loja Ri-happy. No local haverá ação educativa com um simulador de capotamento com apoio da empresa Ecosul. O objetivo é conscientizar sobre o uso correto do cinto de segurança. No domingo, 28, às 11h, no Trecho 1 da Orla do Guaíba, o equipamento também estará à disposição da população durante o 4º Circuito Urbano. 

Além do simulador, o Circuito será composto por atividades voltadas à conscientização da população a um trânsito mais seguro. O Corpo de Bombeiros e o Samu irão simular uma ação em que uma pessoa fica presa nas ferragens de um veículo. A iniciativa ocorre em um ambiente fiscalizado e conduzido por profissionais. 

“Neste ano, em que celebramos 10 anos do Movimento Maio Amarelo, intensificamos ações para sensibilizar as pessoas sobre os cuidados no trânsito. Nossas equipes analisam constantemente os indicadores para construir ações com o foco na redução do número de vítimas no trânsitoâ€, destaca o diretor presidente da EPTC, Paulo Ramires. 

Também serão conduzidas atividades para diferentes públicos pela equipe da Escola Pública de Mobilidade da EPTC, como ação com óculos simuladores de SPAS, que simula a utilização de substâncias como álcool, maconha e LSD. Também será feita uma dinâmica voltada para os ciclistas, mediante a colocação de bicicletas no entorno de um ônibus, no ponto cego do veículo. Para motoristas e motociclistas habilitados haverá atividade com a utilização de óculos e celular. 

Movimento - Maio Amarelo é um movimento internacional criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014 e está completando neste ano a décima edição. O tema deste ano é No trânsito, escolha a vida. É realizado em parceria com o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sistema Sest/Senat, com apoio do Governo Federal, além de envolver todos os órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais.

O movimento enfatiza a importância da conscientização e da sensibilização da população quanto a um trânsito mais seguro e, consequentemente, na redução do índice de acidentalidade e óbitos em todo o mundo. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil ao colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

Acidentalidade - O balanço referente aos quatro primeiros meses de 2023 registrou uma vida salva em comparação ao mesmo período no ano passado. O mês de abril fechou com 19 vítimas fatais - em 2022 foram 20 vidas perdidas em quatro meses. 

Entre 4.509 sinistros de trânsito, com 2.108 pessoas feridas, foram registradas nove vítimas fatais com envolvimento de motos, sendo um pedestre atropelado e oito condutores. Desses motoristas, três não eram habilitados.

 

Caroline Callai (estagiária) / Supervisão: Aline Rimolo

Andrea Brasil