EPTC promove campanha para o Maio Amarelo nas redes sociais

13/05/2020 08:38
Cesar Lopes/PMPA
SEGURANÇA
Objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da irresponsabilidade no trânsito

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Movimento Maio Amarelo será diferente este ano. Para evitar aglomerações, as ações externas foram adiadas para setembro. Contudo, seguindo as orientações da organização do movimento, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizará uma grande campanha em suas redes sociais com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da irresponsabilidade no trânsito. 

De acordo com dados da EPTC, de janeiro a abril, Porto Alegre registrou 26 vítimas fatais de acidentes de trânsito, mesmo número de 2019. Desse total, as maiores vítimas foram pedestres (42,3%) e motociclistas (34,61%). Em abril foram três mortes, uma a menos que no mesmo período do ano passado, porém, os três casos tiveram envolvimento de motocicletas. 

O Movimento Maio Amarelo nas redes sociais visa alertar a população sobre o número de mortos e feridos decorrentes de acidentes de trânsito para que haja uma grande mudança comportamental entre todos os participantes que constroem o trânsito na cidade: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A partir do slogan Perceba o risco. Proteja a vida!, a campanha também conta com alertas sobre a Covid-19, já que a Capital adota medidas para conter a doença. “As pessoas precisam perceber os riscos em ambos os casos. Não usar o cinto de segurança é tão perigoso quanto sair na rua sem máscara no momento. As duas situações colocam a vida de muita gente em risco. É por isso que, ao longo da campanha, iremos associar uma coisa à outra, tentando alertar e conscientizar o maior número de pessoas sobre os perigos desses atos irresponsáveisâ€, explica o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.

“A imprudência no trânsito também mata, e dependemos da responsabilidade de cada um para evitar acidentes que afetam milhares de famílias todo ano. No trânsito também devemos perceber os riscos e seguir as medidas de segurançaâ€, complementa o secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Mata Tortoriello. 

Atividades on-line - Serão disponibilizadas atividades on-line, ao longo do mês, com ênfase em Educação para Mobilidade, que incluem orientações sobre segurança na circulação diante da Pandemia pelo Coronavírus. O material será produzido pela Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM). 

Maio Amarelo - A proposta do movimento mundial é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O objetivo é estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa conscientização. Maio foi o mês escolhido porque, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarelo representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.

Acompanhe a campanha do Maio Amarelo 2020 no Facebook e no Twitter da EPTC.  

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Ana Carolina Parise (estagiária)/Supervisão:Gabriela Duarte

Fabiana Kloeckner