EPTC prepara esquema de trânsito e transporte para o Acampamento Farroupilha

29/08/2025 12:38
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Os agentes da EPTC vão monitorar a circulação para auxiliar o público no acesso ao Parque da Harmonia

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial de trânsito e transporte para facilitar o acesso à 43ª edição do Acampamento Farroupilha, que será realizada no período de 1º a 21 de setembro, na região do Parque Harmonia. Para dar mais fluidez ao trânsito no período do evento, a partir desta segunda-feira, 1º, será proibido estacionar na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha e em toda extensão da avenida Augusto de Carvalho, no sentido da Aureliano de Figueiredo Pinto para a avenida Loureiro da Silva.  

Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar diariamente a circulação, orientar os motoristas e, em caso de movimento intenso de veículos, poderá ocorrer bloqueio do acesso à avenida Augusto de Carvalho pela avenida Loureiro da Silva. Neste caso, os motoristas deverão seguir pela Loureiro da Silva, pegar a rua Antônio Klinger Filho, avenida Borges de Medeiros e chegar até o acampamento pela Aureliano de Figueiredo Pinto.

Transporte - Para usuários de táxis, haverá uma área de embarque e desembarque na avenida Augusto de Carvalho, no lado direito do sentido Centro/bairro da via, no trecho compreendido entre a avenida Loureiro da Silva e a rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, e pontos fixos na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, em frente à Justiça Federal, e na avenida Edvaldo Pereira Paiva, sentido bairro-Centro, em frente ao pórtico de entrada. Durante a noite, haverá um ponto extra na Rótula das Cuias.

O embarque e desembarque no transporte por aplicativos ocorrerá na Augusto de Carvalho, sentido bairro/Centro, esquina com a Otávio Francisco Caruso da Rocha, pouco antes do abrigo de ônibus da linha T1 - Transversal 1. Os frequentadores do Parque também terão ponto sinalizado para aplicativos no lado esquerdo da rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, em frente à Justiça Federal. Tanto os espaços para embarque e desembarque de táxi quanto por aplicativo estarão sinalizados, além disso os agentes de fiscalização estarão no local para orientar usuários e motoristas.

O transporte público também é uma opção para chegar ao Parque Harmonia. O Acampamento Farroupilha é atendido por 36 linhas de ônibus em dias úteis, 33 aos sábados e 30 aos domingos. Além das linhas que atendem entre as 5h e 23h, os frequentadores do Parque terão a opção das linhas que atendem o transporte na madrugada, que têm ponto de embarque na Loureiro da Silva e na Borges de Medeiros. 

Para consultar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, ou para planejar seus deslocamentos e se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, os usuários podem utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus e TRI, o app do Cartão TRI, ou verificar as tabelas nos serviços de consulta disponíveis no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA.

Qualificação viária  - Nesta semana, a EPTC e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) concluíram os serviços de qualificação asfáltica e a nova sinalização viária no trecho de 550 metros da avenida Augusto de Carvalho, entre a Rótula das Cuias e a avenida Loureiro da Silva. Durante três noites, para evitar o impacto no trânsito, as equipes da implantaram 435 metros quadrados de sinalização horizontal (pintura), que inclui cinco faixas de travessias de pedestre, oito legendas de pare, além de linhas de divisão de pista, necessárias para manter a disciplina no trânsito e garantir a segurança viária no entorno do Acampamento Farroupilha.

Piquete EPTChê - Além das alterações de trânsito, a EPTC programou uma série de atividades que vão ocorrer no piquete EPTChê, um espaço dedicado à educação para a mobilidade, que valoriza a cultura e as tradições gaúchas. A programação prevê ações educativas com música, teatro, poesia e visitas escolares, que unem tradição e conscientização, com mensagens sobre segurança no trânsito a públicos de todas as idades. As atividades serão realizadas pela equipe da Escola Pública de Mobilidade da EPTC.

Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede social X (o antigo Twitter).

 

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil