EPTC orienta o uso de bolsões para motociclistas na avenida Ipiranga

28/12/2023 16:49
Caroline Callai/ EPTC/ PMPA
Trânsito e Circulação
Ações se intensificaram após as ocorrências com vítimas fatais no feriado de Natal

Nesta quinta-feira, 28, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou ação educativa na avenida Ipiranga esquina com a rua São Manoel com o objetivo de incentivar os condutores a utilizarem de forma correta os bolsões disponíveis para as motos. Os esforços para levar a informação e contribuir para a segurança viária de todos os usuários no trânsito se intensificaram após o último relatório de acidentes de trânsito divulgado pela EPTC, durante o feriado de Natal, que constatou duas mortes de motociclistas, 38 sinistros com envolvimento destes veículos e sete registros de motocicletas em situação de direção perigosa.

“É normal a criação de corredores de motos entre os veículos e isso causa, muitas vezes, desatenção para os condutores. Com a utilização adequada do bolsão, os motociclistas concentram-se nas áreas de espera, reduzindo a chance de conflito no trânsitoâ€, ressalta o coordenador em exercício da Escola Pública de Mobilidade, Juranês Castro Jr.

Os agentes de fiscalização de trânsito e transporte da Escola Pública de Mobilidade reforçaram as ações de orientação, motivando os motociclistas a respeitarem as áreas de espera específicas para estes veículos.

Os bolsões foram instalados em locais estratégicos da Capital que apresentam maior fluxo de veículos. O espaço conta com sinalização horizontal em uma área delimitada com o desenho representativo de motocicletas. Está localizado logo atrás do semáforo para que os veículos possam se posicionar à frente dos carros, o que resulta em maior agilidade no trânsito.

 

Caroline Callai (estagiária) / Supervisão: Jaqueline Moura

Cristiano Vieira