EPTC lança curso EAD para ciclistas que fazem entregas

22/01/2020 08:39

A Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lança nesta quarta-feira, 22, o curso EAD Pedalando com Segurança PRO. O curso, gratuito, será direcionado a entregadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. O evento ocorre às 10h na Gerência do Controle de Monitoramento da Mobilidade (Gecomm), rua João Neves da Fontoura nº 7, sede da EPTC. Estarão presentes o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, técnicos da empresa, além de pessoas ligadas à temática das bikes.

O curso terá dez horas de duração, com 23 aulas divididas em seis módulos e certificados de conclusão ao final. O projeto possibilita orientações para um deslocamento mais seguro, no qual os entregadores possam utilizar suas bikes com necessários cuidados para evitar acidentes e respeito a todos os outros participantes no dia a dia do trânsito. O curso apresenta tópicos teóricos que têm como base as normas encontradas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As inscrições poderão ser realizadas neste link após o lançamento oficial do curso. 

Agente integrante da CEM, Fernando Flores reforça que a iniciativa também irá incentivar o crescimento gradual de usuários da bicicleta na cidade como meio de transporte alternativo e sustentável. “O curso abordará tópicos como circular do lado direito da via quando não houver ciclovia e respeitar sempre a preferência dos pedestres, buscando uma maior segurança e fluidez a todos os usuários das vias públicas. Dessa forma, nós também queremos incentivar o aumento do uso das bicicletas em Porto Alegre, tanto como instrumento de trabalho, quanto para o lazer das pessoas.â€

 

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl