EPTC intensifica fiscalização contra a embriaguez ao volante no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

20/02/2026 14:35
Divulgação / EPTC / PMPA
 Transporte e Circulação
A fiscalização com etilômetro é realizada nas 24 horas do dia

Neste dia 20 de fevereiro, que marca o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça as ações permanentes de fiscalização para coibir a condução de veículos sob efeito de álcool e preservar vidas no trânsito. A data é dedicada à conscientização sobre os riscos do consumo de substâncias psicoativas e seus impactos na saúde e na segurança da população, especialmente em situações que envolvem a condução de veículos.

“O consumo de álcool é um dos principais fatores que contribuem para mortes nas vias públicas. Nesta mobilização nacional, reforçamos que a EPTC segue com rigor máximo na fiscalização, intensificando nossas ações para coibir excessos e garantir que a imprudência não tire a vida de cidadãos nas ruas de Porto Alegre”, ressalta o diretor de Operações da EPTC, Carlos Pires.

A fiscalização ocorre 24 horas por dia, com o emprego de etilômetros passivos de última geração em blitze e nas ações da Operação Balada Segura, ampliando a capacidade de triagem e identificação de condutores que tenham ingerido bebida alcoólica. O objetivo é reduzir o número de feridos e mortes causados pela embriaguez ao volante.

Nas primeiras semanas de 2026, até 15 de fevereiro, mais de 2,8 mil motoristas já foram fiscalizados com os novos equipamentos durante blitze e ações da Operação Balada Segura. As ações resultaram em 112 condutores autuados por conduzir sob efeito de álcool.

Em 2025, cerca de 35 mil veículos foram abordados na Capital em ações de fiscalização. Desse total, 1.159 condutores foram autuados por consumo de álcool ou recusa ao teste, o que demonstra que 96,7% dos motoristas fiscalizados não se expuseram ao risco e mantiveram comportamento responsável no trânsito.

Etilômetros passivos – Para dar mais agilidade às operações, a EPTC utiliza etilômetros passivos de última geração, que permitem detectar a presença de álcool no ar exalado pelo condutor sem a necessidade de contato direto ou uso de bocais descartáveis. O teste é concluído em cerca de cinco segundos, em comparação a aproximadamente um minuto nos modelos convencionais. Os equipamentos utilizam sensores avançados que garantem medições mais estáveis e consistentes do teor de álcool no ar expirado.

Além da fiscalização, a Escola Pública de Mobilidade realiza a ação educativa Zerei na Balada em bares da Capital, incentivando atitudes responsáveis e alertando sobre os riscos da combinação entre álcool e direção. As iniciativas fazem parte da Mobilização Nacional Integrada de Fiscalização de Alcoolemia, estratégia de alcance nacional que reúne esforços coordenados entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, com foco na preservação de vidas e na promoção de um trânsito mais seguro.

Saiba mais:
Cerca de 4 mil pessoas estão em tratamento por uso de álcool e outras drogas na rede de saúde de Porto Alegre

Gustavo Roth

Lissandra Mendonça