EPTC inicia sinalização de ciclovia na Aureliano
O novo trecho de ciclovia na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, na região da Praia de Belas e Cidade Baixa, está recebendo a sinalização viária. O trajeto de 1, 3 mil metros, entre a Rótula das Cuias e a avenida Erico Verissimo, conclui o eixo Erico/Aureliano e faz a conexão entre as ciclovias já existentes da José de Alencar, Ipiranga, José do Patrocínio e Edvaldo Pereira Paiva, na orla do Guaíba. Na última semana, foi feito o traçado para a futura ciclovia do trecho, nova travessia de pedestres e revitalização das atuais.
“A ciclovia incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte ao oferecer comodidade e segurança. Será implantada no espaço viário existente, com uma redivisão das atuais faixas de rodagem e sem redução de capacidade de veículos, o que torna o uso do espaço urbano mais eficiente”, afirma a coordenadora de Projetos de Mobilidade Sustentável da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Alessandra Both.
A implementação é uma contrapartida do Iguatemi pela expansão do shopping e também proporcionará melhorias para os pedestres, como rampas de acessibilidade e novas travessias.
Com a entrega dos novos trechos da Aureliano, da Goethe (500 m), da ciclorrota da João Alfredo (650 m), da Voluntários da Pátria (350 m), e com a finalização da ciclovia da Ipiranga (1700 m), a Capital passa a ter 52,3 quilômetros de estrutura cicloviária. A iniciativa integra as ações do MobiliPOA, programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da capital gaúcha.
Taís Dimer Dihl