EPTC implanta lombada eletrônica na faixa reversível das avenidas Wenceslau Escobar e Cel. Marcos

28/02/2024 09:03
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
MOBILIDADE URBANA
A fiscalização eletrônica ostensiva objetiva coibir excessos e salvar vidas no trânsito

Para aumentar a segurança viária e auxiliar na prevenção de mortes e sinistros de trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), implantou uma lombada eletrônica (medidor eletrônico de velocidade do tipo fixo redutor), na descida da faixa reversível das avenidas Wenceslau Escobar e Cel. Marcos, sentido Centro-bairro, na Zona Sul da Capital. O local, definido após estudos técnicos que apontam a necessidade de reforço na sinalização, entre os bairros Vila Conceição e Pedra Redonda, começa a ser fiscalizado a partir de 1º de março e possui o limite de velocidade regulamentado em 40 quilômetros por hora.

Ao longo de 2023, foram registrados no local 18 sinistros de trânsito, que deixaram dez feridos e duas mortes. As duas ocorrências que resultaram em óbitos na descida da faixa reversível foram registradas no último bimestre do ano e, após análise do Programa Vida no Trânsito, tiveram como fator de risco o excesso de velocidade e o consumo de álcool.

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, reforça a importância da fiscalização e o respeito à sinalização para reduzir o número de vítimas no trânsito. “O excesso de velocidade é o fator de risco mais frequente nos sinistros de trânsito que resultam em óbitos em Porto Alegre. A fiscalização eletrônica, com maior eficiência, é fundamental para a redução do número de vítimas”, destaca Bisch Neto.

Nesta quarta-feira, 28, os agentes da Escola Pública de Mobilidade da EPTC vão realizar ação educativa no local para conscientizar e orientar a população sobre o respeito à sinalização e às normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A utilização de instrumentos eletrônicos medidores de velocidade tem o objetivo de coibir excessos e salvar vidas. A prática integra as ações do Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) da Capital e segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) para reduzir o índice de mortes no trânsito.

Com este novo equipamento, Porto Alegre passa a ter 39 pontos monitorados por lombadas eletrônicas. Os medidores, equipados com display, estão situados em locais com limite de velocidade indicado por placas de trânsito e atuam como câmeras de videomonitoramento com capacidade de leitura de placas através do sistema OCR (Optical Character Recognition).

O sistema identifica veículos em situação de furto ou roubo e está integrado com o cercamento eletrônico do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic). Os dados são compartilhados, em tempo real, com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Polícia Rodoviária Federal.

Todos os medidores foram aferidos e verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade.

Gustavo Roth

Andrea Brasil

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