EPTC fiscaliza mais de 17 mil veículos de transporte público no primeiro trimestre deste ano

13/04/2021 10:01
Maria Ana Krack/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
De janeiro a março, foram fiscalizados 13.171 ônibus, 830 lotações, 1.256 táxis e 2.157 veículos de aplicativo

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, no primeiro trimestre desde ano, 17.414 operações para fiscalizar e evitar o contágio por coronavírus no transporte público da Capital. De janeiro a março, foram fiscalizados 13.171 ônibus, 830 lotações, 1.256 táxis e 2.157 veículos de aplicativo. 

Durante a ação, os agentes verificam a capacidade máxima de passageiros, o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19 estabelecidas pela prefeitura, como higienização dos veículos, obrigatoriedade do uso de máscara por parte da tripulação e usuários, circulação com janelas abertas e disponibilização de álcool gel. 

Conforme o novo decreto do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, publicado na última sexta-feira (9), o limite de passageiros transportados nos ônibus da Capital aumentou. Passa a ser permitido o número de assentos e até dez passageiros em pé em ônibus comuns e 15 em ônibus articulados, além da obrigatoriedade do uso de máscara cobrindo boca e nariz, sendo proibido retirar ou baixar a máscara no interior do veículo.

A EPTC orienta que, se a pessoa puder ficar em casa, que fique. Se sair, que obedeça aos protocolos de segurança estabelecidos pelos Estados.

  

 

Julianna Uzejka

Elisandra Borba