EPTC fiscaliza carroças e recolhe dois cavalos na Zona Norte

07/02/2023 16:33

Na manhã desta terça-feira, 7, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou uma operação de fiscalização de carroças, no bairro Jardim Planalto, Zona Norte da Capital. Na ação integrada com a Patrulha Ambiental do 1º Batalhão do Comando Ambiental da Brigada Militar foram recolhidos dois cavalos, um na travessa Prof. Emetério García Fernandes e outro na avenida Bispo João Scalabrini. Ambos foram encaminhados para o abrigo da EPTC, localizado no bairro Lami. 

Além de blitze com o objetivo de fiscalizar e reprimir o uso de veículos de tração animal, a EPTC atende denúncias que chegam via 118 e 156. No ano de 2022 foram registrados cinco sinistros de trânsito com envolvimento de carroças, que resultaram em feridos, enquanto nos últimos cinco anos foram 20 ocorrências, com um óbito e 15 feridos. 

A circulação de veículos de tração animal é proibida na área urbana de Porto Alegre pela Lei Municipal 10.531/2008.

Denúncia - No caso de cavalos abandonados ou maltratados, é importante que os cidadãos entrem em contato pelos telefones 118 e 156 para orientar as ações de fiscalização. Se o fato for constatado, é feito o recolhimento. O animal é levado para a área de acolhimento, na Zona Sul, onde recebe alimentação adequada, além de medicação. No ano passado, a EPTC recebeu 1.118 chamadas relativas a cavalos. Destas, 69 foram de maus-tratos e 882 de animais soltos nas ruas. 

Abrigo - O serviço de remoção e guarda de animais da EPTC conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, baias em alvenaria para equinos debilitados, assistência veterinária e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público.

O abrigo possui área de pastagem, além de cocho de alimentação e bebedouro para os animais. Em caso de animais recolhidos por maus-tratos, após recuperados e aptos pela avaliação médica veterinária, são encaminhados para adoção. Atualmente o abrigo conta com 34 cavalos albergados. Deste total, 24 estão aptos para adoção. 

O abrigo é aberto à visitação mediante agendamento e fica localizado na Estrada da Taquara, 1115, bairro Lami. As informações sobre adoção podem ser obtidas através do adote@eptc.prefpoa.com.br ou pela Carta de Serviços no site da prefeitura.

 

Thomas Gregory (estagiário) / Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins