EPTC fez a escolta de 19 órgãos entre janeiro e dezembro
De janeiro até a última quinta-feira, 19, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou a escolta de um total de 19 órgãos para transplante, além do translado de um paciente receptor para os hospitais de Porto Alegre. "Salvar vidas é a missão número um da EPTC e realizar os traslados para as doações de órgãos, com segurança e agilidade, é um dos desafios para atingir este objetivo ”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.
Na última quinta-feira, 19, a equipe de batedores motociclistas da Coordenação de Operações Especiais (COE) da empresa realizou uma nova escolta para o traslado de um coração. A Central de Transplantes do Rio Grande do Sul entrou em contato via 118 para informar a chegada do órgão em avião, proveniente da Serra Gaúcha. Um total de sete agentes motociclistas foram destacados para garantir a segurança no transporte do órgão.
A operação administrativa para busca do coração foi repleta de momentos de expectativa, com envolvimento de diversas pessoas e entidades para o sucesso da ação, a partir da gestão da Central de Transplantes do Estado. Todos os passos da ação foram registrados nas redes sociais pela equipe de Captação de Órgãos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A divulgação dos principais momentos da jornada (aqui reproduzido na mensagem da equipe médica) objetivam incentivar a importância de gestos de doação, que nesse caso, representam a demonstração de um trabalho sincronizado e profissional:
“O trenó tinha asas, motores turbo-hélice e prefixo Wiskey-Zulu-Charlie. Nossas desculpas a todos aqueles que cruzaram nosso caminho e tiveram seus deslocamentos interrompidos momentaneamente. Obrigado à Central de Transplantes pela coordenação e compreensão. Agradecimento à EPTC pela agilidade, e por parar pontos da cidade para o nosso deslocamento. Obrigado igualmente ao receptor pela confiança. E obrigado, mas muito obrigado mesmo, à corajosa e enlutada família, que doou vida neste Natal. Um Feliz Natal a todos, são os votos da equipe de Captação de Órgãos do HCPA”.
Para entrar em contato, utilize os canais de atendimento: EPTC, no telefone 118, Plantão da Central de Transplantes do Estado, através do (51) 3353-3046 e (51) 3353-3047 (para notificações dos hospitais quando há provável doador).
Taís Dimer Dihl