EPTC faz escoltas de quatro órgãos para transplantes na Capital

28/03/2025 17:11

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, nesta sexta-feira, 28, a escolta de quatro órgãos para transplantes em pacientes de Porto Alegre. Com destino a dois hospitais diferentes, os batedores motociclistas acompanharam o transporte de um pulmão e dois rins para a Santa Casa de Misericórdia, além de um fígado para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). 

Este serviço é uma das tarefas da EPTC para garantir a agilidade e segurança na operação. "O acompanhamento garante que o deslocamento ocorra da forma mais rápida e segura possível. Assim, contribuímos com a preservação de vidas e também para minimizar o risco de sinistros de trânsito”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. 

Os órgãos, vindos Interior do Estado, foram recebidos no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 14h50 e, com o apoio dos agentes de trânsito, percorreram o trajeto até a Santa Casa em 12 minutos; até o HCPA, em menos de 15 minutos.

Os veículos passaram pelas seguintes vias: Sertório, Farrapos, Dona Margarida, Voluntários da Pátria, Castello Branco, Mauá, Júlio de Castilhos, Carlos Chagas, Comendador Manoel Pereira, Cel. Vicente e Independência até a Santa Casa de Misericórdia; e via túnel da Conceição, Sarmento Leite, Osvaldo Aranha e Ramiro Barcelos até o Hospital de Clínicas.

Com a escolta desta sexta-feira, a EPTC contabiliza oito órgãos escoltados em 2025. Ano passado, foram 28 serviços do tipo.

 

Ernesto Miguel Souza (estagiário)/ Supervisão: Gustavo Roth

Cristiano Vieira