EPTC faz ações educativas com 40 crianças da Restinga

24/05/2019 14:35
Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
O objetivo é conscientizar crianças e jovens para uma circulação mais segura

Um grupo de 40 crianças do Centro de Promoção da Infância e Juventude do bairro Restinga participou, na manhã desta sexta-feira, 24, de uma atividade de educação para o trânsito na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A iniciativa integra o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), com o objetivo de conscientização das crianças e jovens para uma circulação com menos riscos de atropelamentos e de acidentes.

As crianças acompanharam uma palestra realizada pela equipe de educação para o trânsito, com dicas gerais sobre comportamento seguro e fizeram uma visita à Gerência de Controle do Monitoramento (Cecom), onde funcionam mais de 100 câmeras no acompanhamento e ajustes da circulação da cidade. Também visitaram a Gerência do Mobiliário e Sinalização Viária (GMSV) da EPTC - setor responsável pela criação e pintura das placas de sinalização, recuperação dos equipamentos do mobiliário urbano danificados ou vandalizados, implantação das paradas de ônibus, além de consertos dos semáforos e pintura geral da sinalização de trânsito na cidade.

Os pequenos foram acompanhados pelo coordenador do Projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da instituição, Mário Cristiano Lima da Silva: “É fundamental esse tipo de atividade de orientação às crianças para um comportamento seguro no trânsito. Com as mensagens recebidas dos agentes de educação da EPTC, um trabalho que tem continuidade junto à nossa instituição, certamente elas se tornarão novos multiplicadores por um comportamento mais adequado na circulação, uma situação que preocupa a todos nós, principalmente em relação aos atropelamentos”, observa.
 
Diego Marques, da CEM, lembra que este tipo de ação faz parte do programa permanente pelo trânsito mais seguro para todos, desenvolvido pela EPTC: “Um dos nossos principais focos está direcionado às crianças, com atividades permanentes junto às escolas e instituições em geral. Além de absorver as mensagens para um comportamento mais seguro delas próprias, as crianças ajudam muito a mudar as atitudes dos adultos, quando estes cometem algum tipo de infração”, complementa.

O grupo foi recebido pelo diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen; pela diretora administrativa-financeira, Milene Fontanella Hartmann; pelos agentes de educação Virley Pedroso e Luciano Ronei; e pelo assessor institucional da empresa, Aldo Borges.

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl