EPTC divulga o balanço de acidentes registrados no feriado de Natal

26/12/2023 16:50
Pedro Piegas / PMPA
segurança
Ações de fiscalização visam a coibir excessos que resultam em mortes no trânsito

Na busca de priorizar a segurança de todos no trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), juntamente com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC),  emitiu o relatório dos sinistros de trânsito ocorridos ao longo do feriado de Natal, das 12h de sexta-feira, 22, até as 12h desta terça-feira, 26. Foi contabilizado um total de 133 registros, sendo 56 ocorrências com vítimas e duas com mortes de motociclistas. 

“Com os dados das vítimas e dos sinistros de trânsito neste período, conseguimos mapear e intensificar a fiscalização e, assim, combater a irresponsabilidade e reduzir o número de mortes em nossas viasâ€, destaca o diretor de Operações, Cirilo Faé. 

A Operação Radar fiscalizou mais de 12.700 veículos no período e constatou que 91% dos condutores respeitam o limite de velocidade estabelecido. Apesar disso, foram flagrados 1.158 veículos acima da velocidade permitida, com o maior registro de irresponsabilidade flagrado na avenida Dr. Salvador França, a 138 quilômetros por hora, mais que o dobro do regulamentado, com 60 quilômetros por hora.

Também ocorreram quatro atropelamentos e outros sete registros de motocicletas em situação de direção perigosa. Até novembro, Porto Alegre registrava 59 vítimas fatais no trânsito. Com os óbitos ocorridos neste feriado, são 68 vidas perdidas no ano. 

Com o objetivo de reduzir estes números, a EPTC alerta para que as pessoas redobrem a atenção no trânsito. Os agentes de fiscalização intensificaram, desde o início do mês, a Operação Final de Ano, para coibir os excessos, e a Operação Balada Segura, para combater a alcoolemia no trânsito. O etilômetro passou a ser oferecido mesmo em sinistros mais comuns com apenas danos materiais, como colisão, abalroamento e choque com objetos fixos (postes ou muros). 

Como a maior parte das ocorrências no feriado teve envolvimento de motos, a equipe da Escola Pública de Mobilidade fará uma ação voltada aos motociclistas no bolsão para estes veículos na esquina da avenida Ipiranga com a rua São Manoel. A atividade educativa ocorrerá nesta quinta-feira, 28, às 14h. 

As ações da Prefeitura de Porto Alegre estão alinhadas com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), priorizando salvar vidas e reduzir a quantidade de feridos graves no trânsito da capital gaúcha.

Relatório de ocorrências
De 22/12/23 às 12h  a 26/12/23 às 12h
•Sinistros de trânsito em geral: 133

•Sinistros com moto: 38

•Sinistros com vítimas:  56  

•Sinistros sem vítimas (danos materiais): 77 

•Atropelamentos: 4

•Atropelamento por automóvel: 1

•Atropelamento por ônibus: 2

•Atropelamento por moto: 1

•Direção perigosa com envolvimento de motos: 7

•Sinistros com envolvimento de motos com morte no local: 2

Segurança Viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS), que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Vida no Trânsito - Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os acidentes fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes. As causas de sinistros decorrem, na sua maioria, de ações comportamentais dos usuários das vias. A partir da identificação desses fatores e condutas de risco, como subsídio para as áreas de educação, planejamento e fiscalização, as ações são direcionadas para a prevenção de novos acidentes.

Pnatrans - O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi instituído em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores a implementarem ações, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Caroline Callai (estagiária) / Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins