EPTC divulga balanço de acidentalidade no mês de maio

13/06/2023 14:44
Cesar Lopes / PMPA
Mobilidade Urbana
Ações de prevenção foram intensificadas durante o Maio Amarelo

Em maio, o balanço de acidentalidade registrou 5 vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre - no mesmo mês de 2022, foram 4 vidas perdidas. Entre os modais com maior envolvimento, a motocicleta registrou 445 acidentes, tendo maior impacto no balanço de maio. Os dados são da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

As ações de conscientização foram intensificadas no mês durante o Maio Amarelo, com mais 100 atividades de prevenção realizadas pela Escola Pública de Mobilidade e de fiscalização. 

“Os principais fatores que resultam em morte, analisados pelo Programa Vida no Trânsito, são conduzir sem CNH regular, excesso de velocidade e a ingestão de bebida alcoólica. Por isso, temos intensificado as nossas ações de fiscalização no trânsito e educativas”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

No acumulado de janeiro a maio de 2023 são 25 mortes. Entre os 5.860 sinistros de trânsito registrados no período, 2.325 resultaram em feridos. Foram 12 vítimas fatais com envolvimento de motocicletas (dois pedestres atropelados e dez condutores). Desses motoristas, três não eram habilitados. A faixa etária mais impactada neste ano tem sido de pessoas entre 26 e 36 anos de idade. O fechamento consolidado do balanço da acidentalidade do ano passado registra 75 vidas perdidas. 

Segurança viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária. Ele estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

 

Jaqueline Moura

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes