EPTC conquista Prêmio Senatran 2022 com o programa Um Dia de Agente

09/11/2022 19:24
Gustavo Roth / EPTC PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Programa tem objetivo dar transparência e aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está entre os vencedores do Prêmio Senatran 2022, da Secretaria Nacional de Trânsito. O programa Um Dia de Agente conquistou o terceiro lugar na categoria educação. Esta é a 18ª edição do concurso nacional que tem por objetivo reduzir o número de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.

O Prêmio Senatran faz parte das ações realizadas pelo Ministério da Infraestrutura e da Senatran, cujo objetivo é contribuir com a Nova Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito, e com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

“A educação para o trânsito é um dos pilares do trabalho da mobilidade humana. Projetos como este que foi premiado são fundamentais para promover a cultura de segurança no trânsito na nossa sociedadeâ€, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Um dos enfoques do prêmio é mostrar que trânsito é questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. “O programa Um Dia de Agente abre as portas do órgão gestor do trânsito na capital gaúcha, para toda a população, e proporciona o conhecimento sobre todos os serviços prestados por nós na educação, engenharia e fiscalização, além da vivência do dia a dia do agente de trânsito e transporteâ€, comenta Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC. Segundo Ramires, esta é uma forma de promover a empatia das pessoas com a segurança viária e a valorização dos profissionais que trabalham diariamente na proteção à vida. A premiação será entregue em Brasília, em data e local que serão divulgados posteriormente. 

Um Dia de Agente - Criado em 2017, através do programa permanente de educação para o trânsito, o programa Um Dia de Agente da EPTC tem o objetivo de dar transparência e aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana, em Porto Alegre. Mais de 340 pessoas já participaram da experiência, entre a população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais. A experiência consiste em conhecer os diversos setores da EPTC e acompanhar a rotina de um agente de trânsito. Entre as atividades estão a fiscalização, o gerenciamento e controle da mobilidade, além de visita ao setor de sinalização viária, entre outras. Para participar, acesse www.eadeptc.com.br.

Prêmio Senatran - O Prêmio tornou-se uma iniciativa incorporada às ações do órgão máximo executivo de trânsito da União desde o ano 2000. Até o ano passado,  mobilizou 294.288 participantes. O objetivo para cada edição é o seu aprimoramento, bem como um número sempre crescente de participantes para incentivar a sociedade brasileira à produção técnica, científica e artística, laureando os melhores trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito.

 

Gabriela Duarte e Gustavo Roth

Gilmar Martins