EPTC atendeu 609 ocorrências de abandono de veículos em 2022

10/01/2023 11:23
Divulgação / EPTC / PMPA
Mobilidade Urbana
Além do acúmulo de sujeira no entorno, os veículos abandonados tomam espaço nas ruas

A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) concluiu, em 2022, 609 ocorrências de retirada de veículos em condições de abandono ou sucata. Destas, 419 veículos foram retirados das ruas pelos proprietários após o trâmite da empresa e 37 foram recolhidos aos depósitos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e EPTC.

Além disso, oito carros foram levados para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para que fossem encaminhadas à Unidade de Triagem da Lomba do Pinheiro para comercialização como resíduo reciclável. 

O coordenador da Inspeção Veicular da EPTC, Fábio Rodrigo Baum Bernardo, destaca que a EPTC não tem a intenção direta de recolher, mas sim orientar os proprietários que levem os carros para áreas privadas ou os comercializem para que não prejudiquem terceiros.

“A demora para o recolhimento se dá pela existência de fases processuais que impedem a retirada imediata. Importante ressaltar que continuaremos em busca do contato com o dono do veículo para que o mesmo retire, prática que representa a maioria das ocorrências”, explica. 

Parceria -  Aqueles veículos que não têm identificação são aproveitados como resíduo reciclável pelo DMLU. O aproveitamento é fruto de uma parceria entre EPTC e o DMLU com o objetivo de aumentar a quantidade de resíduos recebidos nas Unidades de Triagem (UTs) da cidade, o que impacta em um acréscimo na renda dos trabalhadores. 

A remoção é realizada pelo menos uma vez por semana, com a constatação das condições de abandono dos veículos pelos técnicos da EPTC. Após a conclusão de todos os trâmites legais para que o proprietário providencie a retirada, o carro ou similar, que iria a leilão, é doado para venda pela Associação de Triagem de Resíduos Sólidos Domiciliares da Lomba do Pinheiro.

Denúncia - Além do acúmulo de sujeira no entorno, os veículos abandonados tomam espaço nas vias públicas, impactando na quantidade de vagas de estacionamento gratuitas disponíveis. Para notificar sobre veículos nesta situação, é preciso entrar em contato pelo telefone 118 da EPTC ou 156 da prefeitura. A denúncia também pode ser informada através de formulário eletrônico disponível na Carta de Serviços.

Fiscalização - Registro de Sucata e Veículo Abandonado clique aqui

Rafael Cabeleira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes