EPTC abre inscrições para o Programa Um Dia de Agente

13/02/2023 15:22
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
EPTC realiza ações educativas para a segurança viária

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a retomada do Programa Um Dia de Agente e a agenda de atividades educativas para conscientizar sobre um trânsito mais seguro. As ações são realizadas pela Escola Pública de Mobilidade e direcionadas para vários públicos. 

Interessados em se inscrever no programa, que conquistou o terceiro lugar na categoria educação do Prêmio Senatran 2022, podem acessar o site www.eadeptc.com.br

“O programa Um Dia de Agente abre as portas do órgão gestor do trânsito na Capital para população e proporciona o conhecimento sobre os serviços prestados na educação, engenharia e fiscalização, além da vivência do dia a dia do agente de trânsito e transporte”, comenta Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC.

Segundo Ramires, esta é uma forma de promover a empatia das pessoas com a segurança viária e a valorização dos profissionais que trabalham diariamente na proteção à vida. Na programação estão a fiscalização, gerenciamento e controle da mobilidade, além de visita ao setor de sinalização viária, entre outras. Para participar, acesse www.eadeptc.com.br.

Plano de segurança - As atividades educativas fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável, que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com estabelecimento de metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. O plano segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda 2030. 

Além de iniciativas voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino a distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Os interessados em participar devem mandar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br. 

Confira a programação:
 
Segunda-feira, 13
15h - Operação blitz para a segurança viária, no bairro Floresta
 
Terça-feira, 14
15h30 - Reunião da Comissão Permanente do Plano de Segurança Viário Sustentável
 
Quarta-feira, 15
8h30 - Participação na Oficina CHESI, metodologia para promover a gestão democrática das cidades para estruturação da política da Porto Alegre Cidade Educadora, no Centro Histórico
9h - Operação Blitz para a segurança viária, no bairro Floresta
 
Quinta-feira, 16
13h30 - Programa Um dia de Agente da EPTC com relatores da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Para participar, acesse o https://bit.ly/diadeagente_EPTC
 
Sexta-feira, 17
9h - Projeto Escola Amiga da EPTC, volta às aulas para alunos da EMEI Passarinho Dourado, bairro São Geraldo
10h - Projeto Escola Amiga da EPTC para alunos da Creche São Vicente de Paulo, bairro São Geraldo.

Obs: Em caso de chuva, as ações poderão ser transferidas.

 

Gustavo Roth

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes