EPTC abordou mais de 25 mil pessoas em ações de fiscalização

20/12/2022 15:16
Cesar Lopes / PMPA
Mobilidade Urbana
Objetivo é reduzir o número de acidentes no trânsito da Capital

 

Desde o início do ano até o fim de novembro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) abordou 25.987 pessoas, entre motoristas e motociclistas. As ações rotineiras de fiscalização são realizadas para reduzir o número de acidentes. A escolha dos públicos como prioridade é feita após a análise dos registros de acidentes. 

As ações de fiscalização são um dos três pilares da EPTC, ao lado da educação e da infraestrutura, e contribuem para reduzir os índices de acidentes. “As ações são focadas para retirar de circulação veículos e condutores que não têm condições de trafegabilidade. Esses acabam se envolvendo em várias ocorrências que resultam em feridos e até mesmo mortes”, explica o gerente de Fiscalização da Trânsito da EPTC, Leandro Coelho. "A Capital reduziu o número de vidas perdidas, mas é com a conscientização de todos que vamos conseguir tornar o trânsito mais humano e seguro", acrescenta.

Fiscalização veículos – De janeiro a novembro, foram abordados 11.144 motoristas nas blitze, 594 deles flagrados sem habilitação. Nas 294 operações, 5.653 condutores foram autuados por algum tipo de irregularidade, 1.138 automóveis foram retirados das ruas e recolhidas 409 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 370 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Motos - Nos primeiros onze meses de 2022, a fiscalização da EPTC flagrou 599 motociclistas sem CNH e recolheu 862 motos por diversas irregularidades. Em 150 ações da Operação Duas Rodas, foram abordados 14.843 motociclistas com 4.788 autuações por algum tipo de irregularidade. Também foram recolhidas 84 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 1.164 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Segurança viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou o Plano de Segurança Viária. O plano estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com estabelecimento de metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Ele segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

 

Gabriela Duarte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes