Confira as atividades desta semana da Escola Pública de Mobilidade

06/03/2023 14:34
Thomas Gregory/EPTC PMPA
MOBILIDADE URBANA
Ações são direcionadas para vários públicos

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades educativas para conscientizar sobre um trânsito mais seguro. As ações são realizadas pela Escola Pública de Mobilidade e direcionadas para vários públicos. 

Nesta semana, a equipe fará ações de educação para o trânsito com pedestres, motoristas, ciclistas e crianças. Na quarta-feira, 8, acontece o programa Um dia de Agente, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Será uma edição especial com mulheres conduzindo e participando do programa. O projeto foi criado em 2017 e tem o objetivo de dar transparência e aproximar a população do trabalho desenvolvido pelo órgão. Mais de 460 pessoas já vivenciaram a experiência. Para participar, acesse aqui ou o portal. 

Já na sexta-feira, 10, ocorrerá a ação educativa no estacionamento do Shopping Praia de Belas com o foco em orientar os motoristas sobre o uso das vagas especiais para pessoas com deficiência e idosos. Para garantir o direito ao uso dessas vagas é necessária a apresentação de credencial mesmo em estacionamento privado. O documento é emitido via on-line e gratuitamente pela EPTC via Carta de Serviços. 

As atividades fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável, que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com estabelecimento de metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. O plano segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda 2030. 

Além de iniciativas voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino a distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Os interessados em participar devem mandar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br. 

Confira a programação:

Segunda-feira, 6
16h - Ação com pedestres e motoristas na Estação Mãe de Deus Center, bairro Petrópolis

Quarta-feira, 8
8h - Projeto Escola Amiga da EPTC, volta às aulas EEEF Branca Diva, bairro São Geraldo
11h - Projeto Educação Social e Mobilidade no Ruas da Paz com o Azulito no Largo Glênio Peres
13h30 - Programa Um dia de Agente edição Dia Internacional da Mulher 

Quinta-feira, 9
10h30 - Projeto Empresa Amiga da EPTC, palestra no 1° CPOR, bairro Menino Deus

Sexta-feira, 10
10h - Ação em estacionamento aberto ao público em estabelecimentos de uso coletivo em vagas reservadas no Shopping Praia de Belas 

Sábado, 11
9h - Blitz Bike, trecho 3 da Orla
 

Caroline Callai (estagiária) /Supervisão de Aline Rimolo

Lissandra Mendonça