Condutor Legal e Circuito Infantil de Trânsito são destaques da programação semanal da EPTC

22/06/2026 16:37
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Condutor Legal é uma certificação concedida aos motoristas durante as ações de fiscalização da EPTC

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação semanal da Escola Pública de Mobilidade, com destaque para ações educativas voltadas ao respeito à sinalização, à prevenção de riscos e à promoção de comportamentos mais seguros no trânsito da Capital. As atividades têm como objetivo estimular atitudes responsáveis e ampliar o conhecimento da população sobre as normas de circulação previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Entre os destaques da semana está uma iniciativa que busca valorizar e reconhecer os motoristas que adotam condutas seguras e cumprem a legislação de trânsito. Com o tema "Condutor Legal! Mais cuidado e responsabilidade no trânsito. Mais vidas salvas", a ação incentiva boas práticas e reforça a importância da segurança viária no dia a dia.

"O Projeto Condutor Legal tem como objetivo reconhecer e valorizar os motoristas que adotam comportamentos responsáveis no trânsito. Ao certificar os condutores que estão com a documentação regular e o veículo em condições adequadas de segurança, reforçamos a importância do cumprimento das normas e estimulamos uma cultura de respeito, responsabilidade e cuidado com a vida", destaca o diretor de Educação para a Mobilidade da EPTC, Cirilo Faé. 

Durante as operações de blitze realizadas pela EPTC, os agentes identificam os condutores que estão com a documentação regular e o veículo em conformidade com os requisitos de segurança. Ao final da abordagem, eles recebem o certificado de Condutor Legal, além de orientações sobre as regras de circulação e informações sobre os cursos gratuitos de educação para o trânsito oferecidos pela Escola Pública de Mobilidade na modalidade de ensino a distância (EaD).

Outro destaque da programação é o Circuito Infantil de Trânsito, que proporciona às crianças uma experiência lúdica e interativa para aprender sobre direitos, deveres e comportamentos seguros no uso das vias públicas, contribuindo para a formação de futuros cidadãos mais conscientes e responsáveis.

O cronograma da semana inclui ainda atividades do programa Empresa Amiga da EPTC, voltado à promoção de mudanças de comportamento no trânsito, ao fortalecimento da responsabilidade compartilhada entre empresas e colaboradores e ao reconhecimento de instituições que investem em segurança viária. Também estão previstas ações do programa Ciclista Seguro, direcionadas a ciclistas e usuários de patinetes, em diferentes pontos da cidade, com orientações sobre regras de circulação, respeito aos pedestres e boas práticas de convivência no trânsito.

Cursos – A Escola Pública de Mobilidade oferece cursos gratuitos na plataforma de educação a distância (EaD), voltados à promoção da segurança no trânsito para diferentes públicos. Desde 2017, mais de 6 mil alunos já foram capacitados por meio da iniciativa. As ações integram o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) da Capital e seguem as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Em caso de chuva, a programação poderá ser alterada.

Programação:

Segunda-feira, 22
8h30 - Programa Empresa Amiga da EPTC,  treinamento com funcionários da Viação Alto Petrópolis – VAP, bairro Mário Quintana
13h30 - Programa Transporte Público, curso de formação para Supervisores de Ponto Fixo, no auditório EPTC
14h - Programa Pedestre Idoso, palestra para grupo de Idosos no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Cruzeiro, bairro Medianeira
14h30 - Programa Empresa Amiga da EPTC, palestra Transitar Seguro na Aquatec, indústria metalúrgica especializada em reservatórios, tanques e soluções sob medida, na cidade de Canoas

Terça-feira, 23
8h30 - Programa Empresa Amiga da EPTC, treinamento com funcionários da Viação Alto Petrópolis – VAP, bairro Mário Quintana
14h30 - Circuito Infantil de Trânsito com alunos da EEEF William Richard Schisler, do bairro Menino Deus

Quarta-feira, 24
8h - Programa Escola Amiga da EPTC, visita nas escolas para divulgação do 18º Prêmio EPTC de Educação
9h - Participação em operação de blitz na região leste com o Projeto Condutor Legal
13h30 - Programa Escola Amiga da EPTC, visita nas escolas para divulgação do 18º Prêmio EPTC de Educação

Quinta-feira, 25
8h - Programa Escola Amiga da EPTC, visita nas escolas para divulgação do 18º Prêmio EPTC de Educação
14h30 - Programa Escola Amiga da EPTC, Dinâmica Criança Segura - Lar Esperança, no bairro Auxiliadora
15h - Programa Empresa Amiga da EPTC, com peritos de trânsito e treinamentos na Sociedade de Ônibus Porto Alegrense – Sopal, bairro Santa Rosa de Lima
18h - Programa Zerei no Balada, ação educativa nos bares do 4° distrito

Sexta-feira, 26
8h - Programa Escola Amiga da EPTC, visita nas escolas para divulgação do 18° Prêmio EPTC de Educação
13h30 - Programa Escola Amiga da EPTC, visita nas escolas para divulgação do 18º Prêmio EPTC de Educação
15h - Participação em operação de blitz na região sul com o Projeto Condutor Legal  

Sábado, 27
9h30 - Festa Junina da EPTC, com teatro e Circuito Infantil de Trânsito.

 

Ernesto Miguel Souza (estagiário)/ Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins