Autorizado transporte escolar no corredor da avenida Sertório em caráter experimental

17/02/2025 07:43
Gustavo Roth / EPTC / PMPA
Mobilidade Urbana
Medida experimental irá definir a viabilidade da operação

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou, por 90 dias e em caráter experimental, o tráfego dos veículos de transporte escolar credenciados pela Prefeitura de Porto Alegre no corredor de ônibus da avenida Sertório, na zona norte da Capital.

A medida vale a partir desta segunda-feira, 17, quando inicia o ano letivo para as escolas da Rede Municipal de Porto Alegre.

A circulação, restrita a esse corredor, está permitida em dias úteis, das 6h às 9h e das 17h às 20h, exclusivamente com a presença de alunos, caracterizando, assim, o serviço de transporte escolar.

“Vamos analisar a segurança e os impactos dessa circulação no transporte coletivo para, futuramente, definir a viabilidade da operação, com o objetivo de melhorar os deslocamentos do transporte escolar municipal nos horários de maior movimento”, destaca Carlos Pires, diretor de Operação da EPTC. Nos demais corredores, segue proibida a circulação de transporte escolar.

Os veículos devem estar devidamente caracterizados como escolares e não poderão embarcar ou desembarcar passageiros no corredor. Eles são identificados pela cor bege, com faixa amarela na altura da porta e a inscrição “Escolar”, além do nome da escola atendida e do número do prefixo na lateral. Todos possuem placa vermelha, e os motoristas recebem treinamento específico.

Atualmente, Porto Alegre conta com 538 prefixos de vans escolares cadastrados, que prestam serviço para 845 instituições de ensino.

Para consultar os transportadores regulamentados e verificar a situação dos prefixos, basta acessar o site da EPTC, onde é possível realizar a busca por escola ou prefixo.

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil